Em 1869, surge o primeiro aspirador, inventado por Ives McGaffey, accionado por uma manivela. Outros eram providos de um tubo terminado por um bocal (com um formato idêntico ao dos dias de hoje) e o pó era bombeado manualmente para dentro de um pequeno contentor.
Em 1907 apareceu o primeiro aspirador eléctrico, inventado pelo americano Murray Spangler, empregado da empresa Hoover, a qual adquiriu os direitos de fabrico daquele invento em 1908. Tornaram-se um sucesso internacionalmente. Em 1926 a Hoover lançou um dos seus mais famosos aspiradores, o Hoover 700, conhecido por beats-as-it-sweeps-as-it-cleans, um aparelho mais eficaz na remoção do pó das alcatifas: bate o pó, varre e aspira-o. A partir daí foram lançados vários modelos mas sem grandes alterações nas características gerais do produto. Só a partir dos anos 80 é que se puderam ver algumas alterações mais concretas proporcionadas pelas novas tecnologias.
Hoje em dia o aspirador é o robo doméstico mais ultilizado no mundo.
6 comentários:
Pois...Mr Murray Spangler puxou pela cabeça e inventou o aspirador mas, depois, a Hoover é que retirou os benefícios da invenção. Será que o primeiro terá tido algum reconhecimento pelo facto? De qualquer modo aqui lhe deixo eu as minhas homenagens e agradecimentos pela ajuda que nos proporcionou.
Gostei de conhecer a história do aspirador, nem fazia a mímina ideia que foi a Hoover o primeiro fabricante.
Muito devemos a Mr. Murray Spangler.
Obrigada pela tua visita.
Tenho estado em falta contigo, eu sei. E tenho passado silenciosamente. Um mundo de acções que me absorveram voluntáriamente e outras que me foram solicitadas não me permitiram durante algum tempo muita disponibilidade.
Mas, estou aqui feliz por poder ler-te.
Voltarei para reler alguns posts para tràs, que entretanto perdi.
Beijinhos.
Branca
Muito interessante! Realmente é um amigo inseparável da dona de casa...
Beijos de luz e um domingo feliz!
Curioso... e acredito que continue a ser!
Abraço
e dos donos de casa...muito interessante a história do aspirador
Olha que bom! Graças ao "limpópó", tivemos o prazer de visitantes como a Brancamar, o Mundo Azul, em Azul, o Pedro Oliveira...
Voltem sempre. Adoramos visitas e comentários!
Enviar um comentário