Como tudo começou

29/08/08

Linho ( 2 )

Prosseguindo o tema : O Linho,

A linhaça é a a semente do linho (Linum usitatissimum), muito utilizada em culinária, sendo consumida com casca e dela se extrai o óleo de linhaça, que é rico em Omega 3, OÓmega 6 e Omega 9. Além disso, o óleo de linhaça é usado na indústria cosmética e em farmácias de manipulação.

Outros usos do óleo de linhaça incluem a fabricação de linóleo - diluição de tintas a óleo para pintura de telas.

Os relatos mais antigos da semente da linhaça são datados de 5000 anos antes de Cristo, na Mesopotâmia. Foram até encontrados desenhos da semente em tumbas faraónicas, o que comprova o uso desta herbácea desde a antiguidade.

Mesmo sendo originária da Ásia, os seus benefícios foram difundidos por todo o mundo sendo o seu consumo muito comum na América do Norte e em países europeus.

A semente de linhaça é considerada um alimento funcional, pois, além de ter suas propriedades nutricionais básicas, tem propriedades preventivas graças aos compostos antioxidantes e anticancerígenos.


Sementes de Linhaça

Sementes de Linhaça

A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo na sua composição. O seu óleo é um dos alimentos mais rico em Omega 3 da natureza (cerca de 57%) e de Omega 6.

O óleo da linhaça tem na maior parte da sua composição gorduras poliinsaturadas não produzidas pelo corpo. Veja a porcentagem de gorduras do óleo de linhaça:

Tipos de Gorduras%Total de Gorduras
Gorduras Saturadas9%
Gorduras Monoinsaturadas18%
Gorduras PolinsaturadasÔmega-3 -- 57%

Ômega-6 -- 16%


Ainda haverá mais sobre este tema........

6 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada Fátima.A sua pesquisa foi bastante completa e muito interessante para mim. Penso que muitos outros o pensarão também.

Teresa disse...

Li tudinho.

Assim ao estilo dona de casa desesperada, deixo uma sugestão: truques para evitar que as maravilhosas cortinas de linho que tenho em casa, bordadas pela minha tia e madrinha de casamento, se engelhem. E truques para bem passar os naperons de linho.

Vá, Fátima. Uma pesquisa para mim, minha amiga.

Feliz fim-de-semana para ti e para todos os que participam na fantástica Associação que nos traz saberes tão bons.

Beijo

*

Patti disse...

Sabes que eu já cá tinha estado por volta das 11 da manhã, mas ainda andava às voltas com a net e o virus.
Lembrei-me logo das minhas fotos do linho que tirei para postar lá no Lado de cá da lente e depois contava vir aqui falar delas, mas tu és mais rápida que eu.

Aquelas senhoras estavam lá na feira do artesanato e tinham coisas lindas para venda.
Já viste a do tear, que trabalha descalça? E aos pés dela tem a planta do linho.
Fiquei ainda por ali uns bons 10m a vê-las trabalhar.

Anónimo disse...

Ovinho
A Amélia sabe estas coisas todas e diz o seguinte:
Receita para que as cortinas se mantenham no sítio sem amarrotar…
Ora linho… é linho e todos sabemos que esta é uma das suas características.

Tira as cortinas do sítio e lava-as muito bem lavadas, de preferência em água de rosas. Em seguida estende-as um pouco e não deixa secar muito. Depois passa-as a ferro muito bem. Até lhes pode por um arzinho de goma para ficarem mais bonitas ainda. Depois, dobra-as cuidadosamente, mete-as numa gaveta e não lhes MEXE MAIS.

Espero que fiques satisfeita com a resposta.

Teresa disse...

Fátima, agradece por mim à colaboradora do blog!

no post de cima, tb sobre o linho, deixei um pedido. Depois mandas resposta?

Beijinho e obrigada por tanto!

Anónimo disse...

Ovinho estrelado:
Espero que tenha comprerendido que foi apenas uma brincadeira da minha parte e desejo que continue a ter a paciência suficiente para ir mantendo as suas bonitas cortinas nas janelas.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização