Como tudo começou

02/08/08

PADRE HIMALAIA

(O Padre Himalaia em 1905)

Em 1904 um padre português espantou o mundo ao construir um gigantesco forno solar. O seu invento trouxe para Portugal o Grand Prix da Exposição Universal de St..Louis. Estados Unidos.

Chamavam-lhe padre Himalaia e era muito alto. A alcunha caia-lhe bem e o próprio não se importava com o tratamento. Tinham começado a chamar-lhe assim no seminário Conciliar de Braga, onde estudara. Para os colegas era uma manifestação de afecto. De tal maneira que o Padre Manuel António Gomes passou, ele próprio,, a assinar Manuel Gomes Himalaya. Com “y”, como se usava na altura. Nasceu a 9/12/1868 em Santiago de Cendufe, no concelho de Arcos de Valdevez. Filho de lavradores modestos estudou na aldeia do Souto, perto de casa. Prosseguiu depois os estudos no Seminário de Braga.
Já ordenado Padre iria desenvolver uma actividade intensa e variada, no ensino, como capelão e preceptor em Vila Real e depois, no Porto. Deslocou-se a Paris onde viveu algum tempo e depois aos Estados Unidos. Fez pesquisas sobre as propriedades curativas das águas e depois começou a estudar a possibilidade de aproveitar a energia solar.

(O Pyrheliophero montado na Exp. Universal
de St. Louis, EUA, em 1904
Os primeiros aparelhos construídos, conseguiram pouco mais do que ferver água – eram feitos modestos. Obtiveram depois 500º C. Aparelhos maiores conseguiram 1100º e, depois, 2000º. Eram temperaturas muito apreciáveis, mas, o inventor português queria ir mais longe.
O aparelho apresentado então na Feira de St..Louis conseguia obter 3500ºC, uma temperatura a que fundem metais e muitas rochas.
O Pyrheliophero, como lhe chamou, foi uma grande atracção na Feira. Conquistou o Grand Prix, duas medalhas de ouro e uma de prata. Foi um sucesso internacional. Mas… tudo ficou por aqui. A falta de meios não permitiu ao Padre Himalaya prosseguir as experiências na escala que desejava.
Acabou por regressar a Portugal em 1932 vindo a falecer, em Viana do Castelo, quase ignorado, em 1933, com 65 anos.

Excerto de um artigo do Professor de Matemática e Estatística do ISEG, Nuno Crato, autor de livros e artigos de divulgação científica.
Fotos publicadas no mesmo artigo.

M.A.



Sem comentários:

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização