Como tudo começou

20/09/08

Harmónica , gaita de beiços, gaita de boca,



A harmónica , gaita de beiços, gaita de boca, ou simplesmente gaita (também conhecida como realejo, é um instrumento musical de sopro cujos sons são produzidos por um conjunto de palhetas livres.

A gaita possui na sua embocadura um conjunto de furos por onde o instrumentista sopra ou suga o ar. Devido ao seu pequeno tamanho, a gaita não possui caixa de ressonância. O gaitista pode usar as mãos em concha para produzir variações de intensidade. Quando executada em conjunto com outros instrumentos, é comum que ela seja amplificada eletrónicamente. A gaita é bastante usada no blues, rock and roll, jazz e música clássica. Também são muito comuns os conjuntos compostos apenas de gaitas, as chamadas Orquestras de Harmónicas, que normalmente tocam músicas tradicionais ou folclóricas.

A gaita teve a sua origem num antigo instrumento chinês, o sheng, que foi inventado há mais de cinco mil anos e que funciona pelo princípio de palhetas livres. Esta técnica de produção sonora gerou uma grande família de instrumentos accionados por foles ou bombas de ar, como o acordeão e a melódica. Nos órgãos é comum que alguns tubos sejam flautados e outros utilizem palhetas livres para produzir sons com timbres diferenciados.

Em 1821 um relojoeiro alemão chamado Christian Ludwig Buschmann inventou um instrumento semelhante à gaita actual com 15 palhetas e 10cm de comprimento, mas esse instrumento foi encarado como um brinquedo e não foi considerado adequado para a execução musical. Em 1857 um outro relojoeiro alemão, Matthias Hohner, fundou uma companhia e começou a fabricar as chamadas harpas de boca ou órgãos de boca com 10 furos. O instrumento passou a vender muito bem na Alemanha, França, Itália e nos Estados Unidos.

Na Europa a gaita tornou-se um instrumento muito popular na música folclórica e surgiram bandas e orquestras especializadas neste instrumento. Nos Estados Unidos foi muito utilizada na música country. Com o aparecimento do blues no início do século XX, a gaita chegou ao seu auge e daí garantiu a participação noutros géneros musicais, como o jazz, folk music, rock and roll e até na música clássica.

Hoje com a popularização do instrumento existem diversos fabricantes de gaitas espalhados pelo mundo: Hering e Bends no Brasil, Hohner e Seydel na Alememanha, a Suzuki no Japão e a Lee Oskar nos E.U.A.


Pode saber muito mais sobre este instrumento musical aqui e aqui

2 comentários:

Anónimo disse...

Ele é piano...ele é gaita de beiços, música pos estes lados parece que não vai faltando. Haja quem saiba cantar e bailar que a festa sai completa.

Ailton Rios disse...

Grande abraço amigos.
Sou de terras distante e
Harmonicista.....
Até
Ailton Rios
www.youtube.com/ailtonrios66 .
www.myspace.com/ailtonrios .

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização