Como tudo começou

11/10/08

COLECCIONAR BONECAS


Uma colecção “é como um manual de aquisição de conhecimentos . Sobretudo numa como a minha, porque cada boneca desperta-nos a curiosidade para saber mais acerca do país, das pessoas, das origens dos trajes… e, assim, a gente vai aprendendo”, sublinha Maria Augusta Velhuco quando fala da sua colecção de bonecas.
Começou-a com um boneco vestido de guarda suíço do Vaticano e, em 1991 eram já 309 figuras apresentando as costumagens de povos das cinco partidas do mundo. Algumas das suas bonecas são corriqueiras, outras mais extravagantes, mas todas elas muito expressivas nos seus pormenores e no colorido dos adereços que as compõem. Umas foram-lhe dadas, outras, compra-as na Feira da Ladra. “Mas uma boa parte das que aparecem por lá já estão estragadas e é necessário restaurá-las, o que faço sempre com muito gosto”













De facto, enquanto fala do prazer que tem em coleccionar – além das bonecas, também organiza conjuntos de frascos de perfume, sabonetes e candeeiros em miniatura – e de como gosta de incuti-lo em toda a família e até nos amigos e vizinhos, denuncia com um brilhozinho nos olhos a satisfação que lhe dá o fazer pequenos adornos para melhor caracterizar e completar o vestuário das suas bonecas. Por isso, Maria Augusta Velhuco, baseando-se em postais e outros documentos iconográficos, desenha e costura os trajes com que enroupa alguns modelos. E assim vai completando a sua colecção.













Claro que há outro tipo de bonecas que também são coleccionáveis e, algumas delas até são muito sofisticadas e dispendiosas. Mas esta colecção, pela sua simplicidade, é extraordinariamente atraente pelo seu colorido e tem um inegável interesse documental.

(Excerto de um artigo e fotos publicados na revista Club do Coleccionador)

1- Argentina
2- Guarda Suíço
3- Senegal
4- Camponesa belga
5- Uruguai
6- India

M.A.

2 comentários:

Anónimo disse...

Há dias quando saía de casa, vi um saco com bonecas, cujo destino era o contentor do lixo. Trouxe-as para casa, dei-lhes um rico banho, e ofereci-as às miúdas da minha empregada. Tive uma tentação enorme de ficar com elas, mas resisti.

Raquel Costa disse...

Acabei de postar os carrinhos dos meus irmãos, gostava que vissem... as bonecas... as minhas bonecas, ainda não consegui fotografá-las em condições... Bonecas e outros brinquedos no lixo, confesso que já apanhei uns quantos...

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização