Como tudo começou

10/02/09

PINTURA DE ARMANDA PASSOS

Armanda Passos nasceu no Peso da Régua, no ano de 1944. Licenciou-se em de Artes Plásticas na Escola Superior de Belas Artes do Porto. Expõe desde 1976 e é membro do grupo "Série" Artistas Impressores.
Foi professora de Educação Visual e de Tecnologia da Serigrafia no Centro de Reabilitação Vocacional da Granja e Monitora de Tecnologia da Gravura na ESBAP (1977-1979).Além de pintar, ilustrou livros: "Histórias dos Pés à Cabeça", de Vergílio Alberto Vieira (1989), "Meio Conto", de Jorge Listopad (1993), "A Zaragata", de Émile Zola (1994), "A Corte na Aldeia", de
Arsénio Mota (1996).



A sua obra pictórica tem sido bastante premiada. Alcançou o 2º Prémio na Exposição "Homenagem dos artistas portugueses a Almada Negreiros", Lisboa, 1984; Menção Honrosa no "VIII Salão de Outono – Paisagem portuguesa", Galeria do Casino de Estoril, 1987; Menção Honrosa no "III Prémio Dibujo Artístico J. Pérez Villaamil", Museu Municipal Bello Piñeiro, Ferrol, Corunha, 1990; Prix Octogne, Charleville (Meziéres, França), 1997.



Alguns dos trabalhos estão patentes na Secretaria de Estado da Cultura, Porto, no Centro de Arte Moderna, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, no Museu Amadeo de Souza Cardoso, de Amarante, Amarante, no Museu Nogueira da Silva, da Universidade do Minho, na Casa da Companhia - Instituto da Juventude do Porto, Universidade Católica, pólo do Porto, e em importantes colecções particulares.
(Elementos recolhidos na Net)

Nota da autora do post – Estas pinturas , não estão acessíveis ao público em geral. Fazem parte da colecção particular de amigos meus e são aqui mostradas por gentileza dos mesmos .
M.A.

2 comentários:

Anónimo disse...

É pena não conseguirmos ter acesso
ao pormenor destes quadros, mas já nos dá uma ideia da da sua beleza.

Anónimo disse...

Linda pintura, sem dúvida.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização