Começo por lançar um desafio aos nossos leitores perguntando se acaso sabem o que faz esta âncora, (que se mostra na foto acima), sobre um dos canteiros relvados do jardim fronteiro ao Mosteiro dos Jerónimos?
Juraria que, a maior parte de quem me lê, responderá que se trata do despojo de um qualquer naufrágio e, ali posto como adorno, recorda o nosso passado de marinheiros. É que, podem crer, foi esse o raciocínio que eu mesma fiz, durante muito tempo Só recentemente é que li algo que me elucidou sobre o significado real da dita âncora:
_Pois aquilo, amigos, é, nem mais nem menos, o que resta de um relógio de Sol, ali colocado por altura da Exposição do Mundo Português, inaugurada em 23 de Junho de 1940! Naquele sitio estiveram, num mapa-mundi, no lugar das horas, canteiros que simbolizavam os locais das antigas possessões portuguesas e a âncora funcionava então como gnómon. Digamos que era possível, deste modo original, saber a hora em todos aqueles lugares distantes que, na altura, eram pertença nossa.
Que pena não ter sido conservada esta curiosidade até aos nossos dias!... Fica apenas a memória desta foto que achei na Net e nos dá uma ideia de como seria, afinal, o dito relógio de Sol.
Até breve, para uma nova conversa, sobre qualquer outro tema.
M.A.
Que pena não ter sido conservada esta curiosidade até aos nossos dias!... Fica apenas a memória desta foto que achei na Net e nos dá uma ideia de como seria, afinal, o dito relógio de Sol.
Até breve, para uma nova conversa, sobre qualquer outro tema.
M.A.
8 comentários:
As coisas que nóa saprendemos neste cantinho.
Mesmo com este mau tempo e chuva, a nossa repórter Amélia não deixa de nos surpeender com as suas fotos e saberes.
Obrigada minha amiga
Fátima:
Por acaso acertou! Até chuvia mesmo! Aínda nem eram 9 horas.
Íamos a caminho do Norte mas, desviamos um pouco, para ir comprar pastéis de Belém que levaríamos à família e amigos. Fez-se então uma curta paragem antes, para eu fotografar a âncora.
Grande repórter. Confesso que também desconhecia a função daquela âncora. É uma peça que valoriza a Praça do Império.
Mais um desconhecimento meu que foi enriquecido por mais um post!!!
Obrigada!!!
É por isso que recorro quase diariamente ao blog da Simecq.
Vou já divulgar mais esta curiosidade!
Quica:
Quero rectificar o seu "engano"... Tenho cerca de 1 metro e 50, apenas! Quando nasci esqueceram-se de me juntar o "fermento"...
Grata pelas suas palavras.
Emma Theias:
Vamos fazendo, todos nós,intercâmbio de conhecimentos e pesquisas feitas e, julgo, isso é que é o mais importante nestas conversas dos blogs.
Bem haja por mais esta visita. Esperamos que continue a encontrar aqui motivos do seu agrado.
Para informar que hoje servi-me,mais uma vez, deste blog para fazer um desafio no vila forte.
abraço
Enviar um comentário