Como tudo começou

19/02/09

Santarém e a estação dos comboios

Na estação de caminhos de ferro de Santarém, podemos encontrar o Espaço Museológico de Santarém da CP.


Os azulejos , colocados unicamente na fachada virada para as linhas e ao nível do piso da gare, são da autoria de J. Oliveira e datam de 1927. Focam temáticas regionalistas, dominadas pelos inevitáveis touros e campinos, a que se juntam cenas agrícolas e uma referência à conquista do castelo aos mouros.







Não resisti aos lindos painéis, por isso fotografei alguns deles no passado Domingo.
fc

7 comentários:

Anónimo disse...

Portugal conta-nos muita da sua história através dos azulejos e as estações do C.Ferro aproveitaram sempre, em larga escala, ao longo dos anos, este meio de decoração. Santarem guarda ainda o espólio reunido pela CP ao longo dos anos. Como a cidade é também bonita, tudo são bons motivos para uma visita.

Gi disse...

O mercado de Santarém também tem uns azulejos lindíssimos.

pensamentosametro disse...

Fátima,

Obrigada pela atenção dedicada à minha cidade. Vou ver se arranjo um bocadinho para te revelar alguns recantos "secretos".



Bjos



Tita

Patti disse...

São fantásticos, também gosto muito de fotografar azulejos. É pena é tantos estarem tão degradados e ao abandono.

Goldfinger disse...

Olá Fátima, bom dia!

O meu tempo tem sido escasso, tem dado apenas para fazer postagens e nada mais, mas hoje tirei este bocadinho para dar um salto a casa dos amigos.
Pelos vistos aproveitou muito bem a sua viagem a Santarém. Espero que tenha corrido tudo como esperavam nas provas de natação.
Como lhe disse pude estar por lá no sábado e não no domingo, infelizmente.
As estações da CP, sempre foram um exemplo de arte e beleza e creio que sabe que existia antigamente um concurso entre elas, premiando as mais bem apresentadas e conservadas. Eram uma beleza. Claro que na grande maioria, as suas paredes eram,(ainda são) revestidas de painéis de azulejos, uma tradição bem portuguesa.
É possível encontrar-mos painéis lindíssimos por esse país fora, só precisamos de andar atentos, tal como a Fátima fez nesta sua visita a Santarém.

Um abraço

GOLDFINGER

Portaria59 disse...

Bom blogue

Anónimo disse...

Na estação do Bombarral também há uns lindíssimos. Cheguei a fazer a capa de uma revista com uma fotografia dessa estação.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização