Na estação de caminhos de ferro de Santarém, podemos encontrar o Espaço Museológico de Santarém da CP.
Os azulejos , colocados unicamente na fachada virada para as linhas e ao nível do piso da gare, são da autoria de J. Oliveira e datam de 1927. Focam temáticas regionalistas, dominadas pelos inevitáveis touros e campinos, a que se juntam cenas agrícolas e uma referência à conquista do castelo aos mouros.
Não resisti aos lindos painéis, por isso fotografei alguns deles no passado Domingo.
fc
7 comentários:
Portugal conta-nos muita da sua história através dos azulejos e as estações do C.Ferro aproveitaram sempre, em larga escala, ao longo dos anos, este meio de decoração. Santarem guarda ainda o espólio reunido pela CP ao longo dos anos. Como a cidade é também bonita, tudo são bons motivos para uma visita.
O mercado de Santarém também tem uns azulejos lindíssimos.
Fátima,
Obrigada pela atenção dedicada à minha cidade. Vou ver se arranjo um bocadinho para te revelar alguns recantos "secretos".
Bjos
Tita
São fantásticos, também gosto muito de fotografar azulejos. É pena é tantos estarem tão degradados e ao abandono.
Olá Fátima, bom dia!
O meu tempo tem sido escasso, tem dado apenas para fazer postagens e nada mais, mas hoje tirei este bocadinho para dar um salto a casa dos amigos.
Pelos vistos aproveitou muito bem a sua viagem a Santarém. Espero que tenha corrido tudo como esperavam nas provas de natação.
Como lhe disse pude estar por lá no sábado e não no domingo, infelizmente.
As estações da CP, sempre foram um exemplo de arte e beleza e creio que sabe que existia antigamente um concurso entre elas, premiando as mais bem apresentadas e conservadas. Eram uma beleza. Claro que na grande maioria, as suas paredes eram,(ainda são) revestidas de painéis de azulejos, uma tradição bem portuguesa.
É possível encontrar-mos painéis lindíssimos por esse país fora, só precisamos de andar atentos, tal como a Fátima fez nesta sua visita a Santarém.
Um abraço
GOLDFINGER
Bom blogue
Na estação do Bombarral também há uns lindíssimos. Cheguei a fazer a capa de uma revista com uma fotografia dessa estação.
Enviar um comentário