Como tudo começou

15/04/09

ARQUITECTO TELMO GOMES

(Clique para ampliar)


O arquitecto Telmo Gomes nasceu em S. Salvador, perto de Viseu e veio para Lisboa com cinco anos de idade.
Quando viu o mar e os barcos pela primeira vez, foi um deslumbramento total que se tornou em paixão, um «entranhado amor às coisas náuticas» que o tem acompanhado pela a vida fora.
Já em criança faltava às aulas para ir desenhar barcos para a Rocha do Conde de Óbidos, com a particularidade de tratar apenas navios portugueses. «De outras nacionalidades não falta quem os pinte e desenhe».


Eram estes os primeiros dados biográficos do arquitecto que se apresentava numa exposição no Padrão dos Descobrimentos, em 1999, a que ele deu o título de PORTUGAL NO MAR –Navios Portugueses no Oriente (Sec XVI) e Embarcações regionais da Tradição Portuguesa. Foi esta a primeira vez também que vi os barcos pintados por ele e, impossível seria não ficar logo impressionada com a superior qualidade daquele trabalho. Depois, já com palavras suas dizia ele: «Na crença de que uma imagem vale mais que mil palavras, e após exaustiva procura e reconstituição de elementos históricos de todos conhecidos, conto, através das minhas gravuras, aquilo que outros têm contado pela escrita. Não é certamente um trabalho de investigação, longe disso, mas sim apenas de divulgação e, de uma sentida homenagem a esses Homens e a esses Navios, “pelo muito que fizeram na Arábia, na Pérsia e Índia”, ajudaram a construir um Império e mudaram a História do Mundo».

Eu também considero que a imagem substitui muitas palavras e, portanto, deixo-vos com esta pequena amostra do que ali vi.

1-Galeão Trindade ,um dos mais famosos do seu tempo. Entrou na conquista de Goa (1510) e na de Malaca (1511)
2- Nau, chamada de “nau redonda”
3-Nau e Catures, estes são navios de apoio e combate
4- Caravela latina, principais navios dos descobrimentos
5-Fortaleza de Malaca e caravela redonda. Malaca foi conquistada por Afonso de Albuquerque em 1511
6-Pormenor de mapa e Nau. Recriação de Telmo Gomes baseada num mapa de Sebastião Lopes.
M.A.

4 comentários:

Rosa M. disse...

Muito bonito.
É sempre com prazer que vos visito. E aprendo sempre mais. Bigada!
Jinhos

Quica disse...

Sâo lindos, também sou uma apaixonada por estes barcos. Só tenho uma dúvida, o primeiro barco é pintado a pastel? A Amélia irá certamente esclarecer-me.

Anónimo disse...

Ola tio! Já conheço todas suas obras desde que nasci e continuo a achar que são os barcos mais lindos do mundo.Para um tio que sempre foi especial beijos da Mané

M.A. disse...

Grata a todas pela visita. Para a sobrinha Mané do Arq. Telmo Gomes vai um agradecimento especial, pelo facto de, um ano e picos depois da publicação deste post o ter descoberto e deixado tão carinhosas palavras ao tio. Acompanho as palavras da sobrinha quando refere a maravilha destes barcos que descobri pela primeira vez numa exposição no Padrão dos Descobrimentos. M.A.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização