Como tudo começou

07/04/09

Basilica de Santa Luzia - Viana do Castelo






Situada no alto do monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, a Basílica de Santa Luzia, foi começada a construir em 1903 e terminada em 1943, com projecto do arquitecto, Miguel Ventura Terra.

A última fase da construção da basílica, que é considerada como inspirada na Basílica de Sacré Cœur, de Montmartre, Paris, viria a ser dirigida pelo arquitecto Miguel Nogueira, que contou para o trabalho sobre o granito, com o mestre canteiro, Emídio Pereira Lima.

Está edificada sobre uma planta em forma de cruz grega e a sua arquitectura tem elementos neo-românicos e bizantinos, no topo da basílica uma varanda permite, em dias sem neblina, um vastíssimo panorama da região.

A estátua de bronze, do Coração de Jesus, colocada na entrada, datada de 1898, é da autoria do escultor, Aleixo Queirós Ribeiro, os dois querubins do altar-mor, são da autoria do escultor Leopoldo de Almeida e esculpidos pelo Mestre Emídio Lima e Albino Lima, em mármore de Vila Viçosa.

Os vitrais das rosáceas foram executados na oficina de Ricardo Leone, em Lisboa, o fresco que representa a via-sacra e a Ascensão de Cristo, na cúpula, tem como autor, M. Pereira da Silva. O carrilhão é composto por 26 sinos.


Informações colhidas aqui, e aqui.


As imagens são da minha autoria.


Recomendo vivamente a visita!

fc


4 comentários:

M.A. disse...

Um bom trabalho de pesquisa e uma apresentação cinco estrelas. Parabéns Fátima.

Patti disse...

Vista fantástica...cidade maravilhosa.

Quica disse...

Sempre ouvi dizer que essa zona é lindíssima. Tenho de a conhecer. Não sei se vou ter tempo de ver tanto e tanto sítio que me proponho visitar.
As fotografias elucidam (parabéns à fotógrafa)a beleza do local.

fatima cruz disse...

linda. a terra dos nossos pais... beijinhos

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização