Como tudo começou

17/04/09

DE NOVO LEONARDO DA VINCI

(clique para ampliar)



Falamos já aqui da permanência de Leonardo da Vinci como mestre de banquetes na corte do Duque Ludovico Sforza governador de Milão. Nesse dia trouxemos aos leitores umas tantas curiosas recomendações aos convidados dos banquetes da corte do Duque. Se quiser relembrar o assunto queira (clicar aqui).

No período de trinta anos que Leonardo ali passou, uma das suas invenções foi justamente uma máquina de cortar agriões! Ora leiam a sua história, conheçam o desenho que tinha e como veio a ter um aproveitamento bem diferente do inicialmente previsto pelo seu criador. Não serviu para uma coisa…serviu para outra!

O projecto de um cortador de agriões gigante, da autoria de Leonardo, veio mais tarde a tornar-se realidade nas oficinas do Palácio Sforza em Milão; mas, aquando da sua demonstração nos campos de agriões no exterior do palácio, perdeu-se o controlo do engenho, matando dezasseis membros do pessoal da cozinha e três jardineiros. Ulteriormente, Ludovico veio a utilizá-lo com grande eficácia contra as tropas francesas invasoras.

A História tem episódios por vezes bem curiosos, não concordam?
M.A.

6 comentários:

Laura disse...

Oláááá. Caramba, o cortador de agriões, apenas foi mal usado na dita tarefa, devia ser usado antes noutros campos...coitado do pessoal que morreu, ah, mas que ganda invento...e inventos..beijinhos da laura..

pedro oliveira disse...

O Homem era efectivamente um génio.

Quica disse...

Se vivesse nesta época, com os meios que estão ao nosso alcance possivelmente, já teria inventado máquinas não poluentes.

Rosa M. disse...

Não conhecia esta máquina mas sei que este homem foi um génio inventivo.
Às vezes penso como é possível uma única pessoa ter tantas ideias. Porque são ideias boas e são ideias avançadas à época.
Há pessoas extraordinárias!
Jinhos, vizinha.

Júlio disse...

Esta não conhecia, mas caramba, para cortar agriões parece enorme...

Fatima disse...

Não é por acaso que lhe chamam "O Inventor"

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização