Como tudo começou

07/05/09

O SINO DA PAZ, PARA QUE A MEMÓRIA NÃO SE PERCA


Os leitores sabiam que na Benfeita, concelho de Arganil, hoje, uma vez mais, o sino da Torre de Santa Rita, tocou 1620 vezes entre as 14 e as 16 horas? Foi em 7 de Maio de 1945 que isto aconteceu pela primeira vez quando as tropas alemãs se renderam definitivamente, dando-se então por terminada a II guerra mundial, iniciada em 1 de Setembro de 1939.

Segundo se conta, terá sido alguém, natural da terra e trabalhando em Inglaterra que, por telefone, deu a notícia. A forma encontrada para a gente da terra manifestar logo o seu contentamento foi justamente através do toque do seu sino, que passou a ser conhecido também, como «o Sino da Paz».

As 1620 badaladas dizia-se corresponderem aos dias que durou o conflito. Isso parece porém não corresponder pois a guerra prolongou-se por algum tempo mais. Portanto, fiquemos só pela curiosa comemoração que, de então para cá, se vem repetindo todos os anos. Não se conhece, a nível europeu, outra igual ou semelhante.

Parabéns ao povo desta terra que, ainda hoje, não deixa no esquecimento uma data tão importante para a história contemporânea. Se clicarem aqui ficarão a conhecer mais alguns pormenores interessantes sobre este assunto.
Tomei como base para este post, uma notícia que ouvi na rádio e, depois, alguma pesquisa que fiz na Net, nomeadamente este escrito de João Fonseca e Vivaldo Quaresma para onde tomei a liberdade de remeter os leitores.
A estes autores os meus agradecimentos.

M.A.

8 comentários:

Fatima disse...

Manter a história viva, é cuidar da cultura dum povo.
Bem haja por isso Arganil!

Fatima disse...

Volto para dar um viva muito especial o povo de Benfeita por recordar anualmente este facto histórico.

Zé do Cão disse...

Fatima.

Isto já não é tocar. Trata.se de repenicar.
Em 5/5 o "post" foi sobre Oliveira de Azeméis.
Segundo li, és natural desta linda terra.
Como está UL ? Aquele cantinho, que no nosso Portugal não havia mais bonito. O rio em cascata, com os seus moinhos a trabalhar, as trutas a saltar, os pescadores nuns tremeliques para as apanharem, os moleiros, os burros com as sacas da farinha.
Eu vi, eu vi, tudo isto na tua terra. Sempre que me deslocava ao Norte, como não autoestrada, e levava amigos, era ponto obrigatório ir partilhar aquelas belezas.
Anos mais tarde, soube que o rio estava fedorento, tudo estragado.
Os homens estragaram uma das coisas mais belas desse concelho.

Beijocas

Quica disse...

Felizmente que todos os anos este povo de Benfeita comemora o início da Paz.
Apesar de não termos participado nesta guerra, também sofremos os efeitos dela. Desde os racionamentos até a um certo posicionamento hitlariano do poder instituído.

Zé do Cão disse...

Desde que nasci, e já foi há muitos anos, sempre sofri as crises.
Alguma vez houve vacas gordas para pobres? Pobres deles. Houve sim e sempre vacas gordas para as mesmas famílias e agora a distribuição alargou-se, fruto do assalto à democracia. E ao ponto de com o maior despudor chegarem a confessar fazê-lo sem que por isso sofram qualquer coisa. É Isaltino Morais, é Fatima Felgueiras, é os gajos do BPN, (ingénuos não sabiam de nada)
e 'spresidente, é ministros é os filhos todos da p. que os p..
Desculpa minha amiga, mas ás vezes "desbôco" sem motivos....

Beijocas

M.A. disse...

ZÉ DO CÃO:
Obrigada, desde já, pelas duas últimas visitas a este blog. Obrigada também pelas boas referências feitas à minha terra, em especial a Ul, que mostra conhecer pelos motivos que inumerou. Só se esqueceu de referir o belíssimo pão caseiro que ali se fabrica ainda hoje! Quanto às alterações no rio, são...sinais dos tempos!
Bom, quero também esclarecer que quem é de O.Azeméis não é a Fátima mas sim eu, M.A., a sua parceira de blog que escreve estas linhas. Somos duas amigas que agarramos esta tarefa e a temos vindo a desempenhar, "mano a mano",o melhor que sabemos.
Se continuar a aparecer por este cantinho prometo que um dia destes encontrará reproduções de alguns postais antigos que mostram Ul nos seus bons tempos, talvez como um dia o viu.
Quantos aos seus desabafos, compreendemo-los e também nos desagradam muitos dos desaforos a que vamos assistindo.
Mas, para o blog, trazemos apenas assuntos que se relacionem, de algum modo, com o tema para o qual foi criado, a cultura.
Volte sempre que queira.

Zé do Cão disse...

M.A.
Tem toda a razão, minha amiga. Deixe que a trate assim. Afinal o meu blogue, também é de pureza e nunca nela se tratou qualquer assunto relacionado com politica.Apresento as minhas desculpas e nem compreendo como sem motivo (ou compreendo), tive aquela reacção.
Se me permite, ponto final na questão...
beijocas

M.A. disse...

Zé do Cão:
Seja como diz. No entanto, repito, o seu desabafo foi perfeitamente entendido por nós.
Já tive oportunidade de ler mais alguma coisa do que escreveu e gostei da boa disposição sempre presente nos episódios que descreve! Continue e apareça por este cantinho sempre que queira.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização