Como tudo começou

07/06/09

ARTUR BUAL E OS SEUS CRISTOS


Artur Bual (Lisboa,1926- Amadora,1999) foi um artista plástico português que influenciou de forma determinante a arte em Portugal na segunda metade do século XX.
Embora, reconhecido como
escultor e ceramista, é como pintor gestualista que a sua obra artistica é mais reconhecida. Realizou diversas exposições em Portugal e no estrangeiro. Está representado em diversas colecções: Palácio da Justiça de Lisboa, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Museus Nacionais, Câmaras Municipais, Centro de Formação Profissional de Pegões, Governo Regional dos Açores, etc. Executou diversos frescos em doze capelas, no Alentejo e Ribatejo.
(Elementos da Wikipédia)

Em Novembro de 2005 , na Amadora, para onde o pintor foi viver nos anos 50 e, onde veio a falecer com 72 anos, fui ver uma exposição de obras sua sob o tema “CRISTO(S) BUAL E AS TRANSCENDÊNCIAS”.
Estes cinco Cristos faziam parte do vasto conjunto de muitos mais que nessa mostra vi, e, posso dizer-vos que achei o enquadramento destas telas nas paredes da Igreja Matriz da Amadora mais que perfeito. Seria difícil encontrar outro local mais adequado para este género de pintura que nos deixou Artur Bual.
«Cristo é talvez um homem transfigurado. Pinto-o no sentido de ter sido, quanto a mim, um dos grandes poetas…Alguém que deu e ainda dá! Estou sempre predisposto a pintá-lo. Quem sabe se o não pinto como quem faz um auto-retrato»
Estas foram palavras do artista. Convido-vos a reflectirem sobre o sentido destas frases tentando, como eu mesma fiz, perceber que mensagem o seu autor estaria a querer transmitir através delas.

M.A.

4 comentários:

maria tereza disse...

..lindos cristos de Bual...parabens pl pubilicaçao!!!

Quica disse...

A figura de Cristo inspirou vários artistas a pintá-lo.
Bual, executou com mestria nas suas telas todo o sofrimento de Cristo.

Hoje fui ver a exposição de Júlio Pomar, no Palácio Anjos em Algés.
A não perder, todas as salas têm quadros deste artista.
Não imaginava que tivesse uma obra tão vasta.

M.A. disse...

Maria Teresa e Quica:
Gratas pela visita e comentários. Achei que se tem falado pouco deste artista já desaparecido de entre nós e, portanto, decidi recordá-lo. É sempre bom que estas memórias não se percam de vez.

Anónimo disse...

Tive o previlégio de conhecer Artur Bual, há muitos anos. Na altura não estava sensibilizado para a sua pintura e toda a sua obra, que é vasta. Passados tantos anos, vejo agora como a sua pintura é actual, inconfundível e, acima de tudo, como continua bela. O artista partiu, a sua obra jamais partirá, será eterna, como eternas são todas as obras de arte. Obrigado pelo blogue e por me fazerem lembrar Bual. Joaquim Carvalho

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização