Como tudo começou

08/06/09

UMA VEZ MAIS LEONARDO DA VINCI


Queiram ver p.f. os posts anteriores clicando (aqui) e (também aqui), para se situarem na Corte de Ludovico Sforza, em Milão, aí pela segunda metade do Sec. XV, altura em que Leonardo foi aí mestre dos banquetes.

«SOBRE A ETIQUETA À MESA DO SENHOR LUDOVICO, MEU AMO E DOS SEUS COMENSAIS
O meu Senhor Ludovico tem o costuma de atar coelhos adornados com fitas às cadeiras dos seus comensais, a fim de que estes possam limpar as mãos engorduradas às costas do animal, costume que eu considero impróprio da época em que vivemos. E, quando depois da refeição, os animais são recolhidos e trazidos para a lavandaria, o fedor infiltra-se nos outros panos que são lavados conjuntamente com eles. Também não me apraz o hábito de o meu Senhor limpar a faca às vestes do vizinho. Porque razão não lhe é possível fazer como os outros membros da corte que a limpam à toalha trazida para o efeito?»

Faço votos para que não se perca o costume actual do uso do guardanapo!...
Por eu ter achado estes usos e costumes tão curiosos é que achei que os devia dar a conhecer aqui.

M.A.

1 comentário:

Quica disse...

O sr. Ludovico, era pouco asseado, mas o grande Leonardo da Vinci, sabia que uma toalha era a solução.

Ainda bem que nasci uns séculos mais tarde, faço uma pequena ideia da falta de limpeza que existia naquela época.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização