Como tudo começou

02/06/09

A BANDA DA SIMECQ, EM ALMORNOS


A Direcção do Parque de Campismo de Almornos, para as comemorações do seu 40.º aniversário, convidou a Banda da Simecq para, no passado dia 24, actuar nas suas instalações.
Este, é um Parque fechado, muito cuidado, bastante agradável, com muitas árvores, restaurante, sala de espectáculos, parque infantil e piscinas para adultos e crianças.

Fomos amavelmente recebidos pelo seu Director, Sr. Fiuza, pessoa cujo trato logo nos encantou.
Após o almoço chegaram mais alguns elementos da Banda que não haviam podido ir de manhã e, pelas 15 horas, iniciou-se o concerto. Logo de princípio a reacção da assistência que enchia o recinto, foi extraordinária mas, o entusiasmo ultrapassou tudo, na altura em que se fizeram ouvir as músicas de Carlos Paião.

Sem querer tirar importância a nenhum dos outros músicos presentes queremos dizer que o pequeno Tiago, apenas com 7 anos de idade, acabou por se tornar, a estrela da tarde. Primeiro, porque, sendo o único trompetista presente portou-se, uma vez mais, à altura das circunstâncias. Segundo, tendo o Maestro Ricardo referido que, num workshop efectuado na Orquestra Metropolitana Juvenil de Lisboa para escolha de um 1.º trompetista, o Tiago fora preterido para a 2ª categoria, apenas, pela pouca qualidade do instrumento que tocava, isto, gerou, de imediato, uma onda de solidariedade e fez com que o Sr Dinis, um dos espectadores, logo se comprometesse a oferecer um trompete condigno ao artista em causa. Este gesto, como se compreende, trouxe um entusiasmo acrescido ao concerto.

Mais tarde, numa troca de galhardetes, o vice Presidente da Associação Campista de Lisboa manifestou grande satisfação pelo desempenho da Banda acrescentando até, que era a primeira a actuar neste Parque. Em resposta, o coordenador da Cultura da Simecq, Sr. Prof. Luís Carneiro, agradeceu os cumprimentos , a forma como haviam sido recebidos, assim como a oferta do Sr. Dinis, deixando também, a promessa de futuras actuações musicais.

Seguiu-se ainda um lanche e, finalmente, já de regresso, era geral a boa disposição em todos os presentes, tanto pela boa prestação da Banda como pelo óptimo acolhimento dos anfitriões.
A terminar, uma palavra ainda, para agradecer a colaboração do casal Pina que, sempre tem dado o melhor do seu esforço em prol da Banda.
O Avô Pina é quem costuma transportar os músicos e seus instrumentos enquanto que a Avó Pina geralmente se encarrega dos almoços e lanches nos dias de concertos. A isto chamamos nós um bom Colectivismo.

Texto e foto de Francisca Tristany

5 comentários:

M.A. disse...

A Banda tem sido um dos bons cartões de visita da Simecq. Parabéns por mais esta actuação

maestro disse...

Muito obrigado ao atlier de artes por mais uma exelente reportagem, pois só assim é que se pode divulgar a cultura.
A todas as senhoras do atlier o muito obrigado.

Quica disse...

Amélia,
Agradeço-lhe os louros do texto, mas não posso deixar de referir o seu contributo para melhorar a forma da escrita, passando de um extenso para outro mais sintetizado e portanto menos enfadonho.
As suas correcções são sempre preciosas.
Maestro,
O Atelier foi e será sempre solidário com as actividades da SIMECQ.
Para bem de todos, que dão o seu contributo em prol desta Instituição.

M.A. disse...

Pela parte que me diz respeito, nada há a agradecer.É um trabalho de equipa onde naturalmente terá que haver entreajuda.Quanto ao Maestro, que continue com o mesmo entusiasmo a preparar os músicos no sentido de novos êxitos, que disso iremos dando notícia aqui no blog.

Anónimo disse...

foi um bom concerto

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização