Como tudo começou

03/06/09

VAMOS TREINAR A NOSSA DICÇÃO?


Voltamos à Lingua Portuguesa e, desta vez, para falar das vantagens que todos temos em treinar a nossa dicção. Eis portanto um conjunto de frases que vamos classificar em três níveis de dificuldade. Devem começar pelas mais fáceis, passando depois para as outras . Sugerimos que façam este exercício numa reunião de familiares ou amigos e, acreditem, isto vai mesmo provocar algumas gargalhadas. É imprescindível ler as frases em voz alta.
Comecemos então:

FÁCIL

1- Xuxa! A Sacha fez xixi no chão da sala.
2- O rato roeu a roupa do Rei de Roma. O Rei roxo de raiva ralhou com a Rainha que resolveu remendar a roupa do Rei que o rato roeu.
3- Três pratos de trigo para três tigres tristes.
4- O original nunca se desoriginaliza e nem nunca se desoriginalizará.
5- Qual é o doce que é mais doce que o doce de batata doce? Respondi que o doce que é mais doce que o doce de batata doce é o doce que é feito com o doce do doce de batata doce.

MÉDIO

1- Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que não sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos, ou simplesmente saberemos se somos sabedores.
2- O tempo perguntou ao tempo, qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu ao tempo que não tem tempo para dizer ao tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.
3- Em baixo da pia tem um pinto que pia, quanto mais a pia pinga tanto mais o pinto pia.
4- O curupacopapaco entrou no gelalecoleco e encontrou o balacobaco brincando de recorreco.
5- A sábia não sabia que o sábio sabia que o sabiá sabia que o sábio não sabia que o sabiá não sabia que a sábia não sabia que o sabiá sabia assobiar.

DIFÍCIL

1- Num ninho de mafagadafos, havia seis mafagadafinhos. Quando a mafagadafa guinfa, guinfam os seis mafagadafinhos. Aquele que os desmafagadafizar, um bom desmafagadafizador será.
2- O desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades que deveriam ser desinquivincavacadas.
3- Perlustrando patética petição produzida pela postulante, prevemos possibilidade para pervencê-la porquanto perecem pressupostos primários permissíveis para propugnar pelo presente pleito pois prejulgamos pugna pretárita perfeitíssima.
4- Não confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco com ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco, é ornitorrinco, ornitologista é ornitologista e, otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.
5- Disseram que na minha rua havia paralelepípedos feitos de paralelogramos. Seis paralelogramos fazem um paralelepípedo. Mil paralelepípedos tem uma paralelepipedovia. A paralelepipedovia tem seis mil paralelogramos. Então, uma paralelepipedovia será uma paralelogramolândia?

Se conseguiu dizer tudo direitinho, PARABÉNS!

M.A.

6 comentários:

mjf disse...

Olá!
:=((
ups...
Vou tentar outra vez:=)

Beijocas

pedro oliveira disse...

eheheheheh, já parecia o Professor Cavaco Silva e os "gafanhotos",lol

Quica disse...

Já estou a treinar. Para mim a dificuldade é memorizar toda aquela salganhada.

Fatima disse...

Tenho estado a treinar, mas ainda não sei de cor.
Vou treinar mais um bocadinho...

M.A. disse...

Amigos:
Qualquer dia há uma convocatória para prestarem provas!...Não deixem de treinar. Gratas pela visita e comentários.

sónia disse...

Ai! Sou eu prof de LPortuguesa! Não sou digna de parabéns nem à 3ª vez!!! Isto é mesmo difícil. Adoro trava-línguas! Muito didáctico este post, parabéns!

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização