Como tudo começou

28/06/09

«GUERNICA» DE PABLO PICASSO

(Clique para ampliar)

«GUERNICA», uma tela de 3,5x7,8 m. pintada a óleo, por Picasso, foi mostrada pela primeira vez em 1937, durante a Exposição Internacional de Paris, no pavilhão da República Espanhola. Esta obra terá sido a forma de protesto escolhida pelo pintor para se manifestar contra as atrocidades da Guerra Civil espanhola e, também, contra a eterna brutalidade do homem. O tema terá sido inspirado pelo bombardeamento alemão, feito em 26/4/37, sobre a cidade espanhola de Guernica.

Como qualquer das obras deste artista, esta, também gerou muita polémica, tanto na altura em que apareceu, como nos anos que se seguiram. É também, quanto a mim uma das mais divulgadas e conhecidas no mundo inteiro.

O quadro esteve, durante a segunda Guerra Mundial ,à guarda do Museu de Arte Moderna em Nova Iorque, com a vontade expressa do seu autor de que só deveria vir para Espanha quando esta se tornasse um país democrático. Foi portanto só depois da morte de Franco, que em 9 de Setembro de 1981 que o quadro dalí saiu. Sabe-se que ainda esteve exposto no Casón del Buen Retiro, indo mais tarde, em 1992, para o Museu Reina Sofia onde se encontra hoje. Foi-lhe aqui destinada uma ampla sala onde figura como obra única, sinal inequívoco da importância e apreço que os espanhóis muito justamente, têm pela sua GUERNICA. Em salas contíguas estão todos os estudos que Picasso fez com vista à execução deste quadro.
Como se calcula, foram surgindo as mais variadas interpretações quanto ao significado dado pelo artista aos diversos elementos e figuras que compõem esta pintura a óleo. Se clicar aqui poderá ler esta, que encontrei na net e compará-la com a que a sua própria sensibilidade já terá feito.

Desta famosa obra existe também uma interpretação a três dimensões, da autoria de Lena Gieseke. Por favor, clique aqui, para ficar a conhecer este vídeo que lhe dará mais uma visão interessante e diferente da «GUERNICA».

Isto não é mais do que um pequeno apontamento sobre o muito que se poderia dizer, relacionado com uma pintura com esta importância. Servirá apenas como ponto de partida para o leitor interessado prosseguir numa pesquisa mais completa.

M.A.

4 comentários:

maria tereza disse...

...kadro famoso de picasso!!!!mas sabes k o k menos gosto!!!!nao m batam mas a realidade!!!!

Quica disse...

Este quadro do Picasso toca-me profundamente. Apesar de não gostar de algumas obras deste artista, esta tem uma força invulgar.

Talvez seja mais sensível,a este tema, pelo facto de ter perdido um tio na guerra civil de Espanha e a família ter percorrido este país, de Norte a Sul vezes sem conta, a tentar descobri-lo.

Anónimo disse...

O quadro e uma forma maravilhosa de expressar a ira
essa foi para mim um de seus melhores quadros na medida que é muito dificil encontrar uma opiniao vinda de o proprio pablo picasso.
Mas contudo a obra ficol objetiva e maravilhosa.Vindo de Pablo picasso com sertesa esta sendo garantido que a obra é maravilhosa e guernica e com sertesa uma das melhores obras de
Pablo picasso.

Anónimo disse...

no colégio, estou agora a estudar profundamente este quadro. e posso-vos dizer que logo que o vi, despertou em mim a minha própria interpretação deste quadro, e ainda não encontrei nenhuma exactamente como a minha e dos meus colegas de grupo... um excelente quadro realmente!!!

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização