Como tudo começou

06/06/09

ORGÃO DO MAR, NA CIDADE DE ZADAR, CROÁCIA


Situado na costa de Zadar uma cidade da Croácia, encontramos o Órgão do Mar, degraus cravados em rochas que têm em seu interior um interessante sistema de tubulações que, quando empurradas pelos movimentos do mar, forçam o ar e, dependendo do tamanho e velocidade da onda, criam notas musicais .

Criado em 2005 e vencedor do prémio europeu para espaços públicos (European Prize for Urban Public Space), o Órgão do Mar recebe turistas de várias partes do mundo que vêm escutar uma música original que traz muita paz. O lugar também é conhecido por oferecer um belo pôr-do-sol, o que agrada ainda mais as pessoas que visitam a localidade.
Zadar é uma bela cidade litoral da Croácia e foi duramente castigada durante a 2º Guerra Mundial. A criação do Órgão é também uma iniciativa para devolver um pouco do que o lugar perdeu com tanta destruição e sofrimento.
Veja a estrutura interna das 'escadas'. O detalhe das cordas e notas musicais que através da energia das ondas criam sons:

As lacunas no cimento servem para o Órgão 'respirar' e também para levar os sons criados nas tubulações.

4 comentários:

Quica disse...

Muito interessante, a imaginação do homem não tem limites.

pedro oliveira disse...

Simplesmente fantástico.

sónia disse...

Que maravilha! A isto se chama criatividade e beleza. Vou mostrar ao Tiago, na 2ª feira. Estivemos a estudar os idiofones e vimos orgãos de igreja. Ele vai adorar saber da existência deste.
Obrigada pela notícia!
bj

M.A. disse...

Quica, Pedro Oliveira e Sónia:
Gratas pela vossa vinda e comentários deixados. Quando sabemos que levamos algo de novo a alguém, como parece ir acontecer com o Tiago, já o nosso trabalho valeu a pena. É nesta troca de informações que todos saímos mais ricos.
Apareçam sempre por este cantinho.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização