Como tudo começou

20/06/09

QUADRO FAMOSO NO MUSEU DE XANGAI

Antes de mostrar propriamente o dito quadro, começarei por fazer um pequeno resumo sobre o Festival Chim ming que, tem lugar na China, anualmente, no mês de Abril. Com ele se presta homenagem aos antepassados mortos e se celebra também a Primavera, como renovação da vida na natureza.

As sepulturas limpam-se de folhas e lixos e enfeitam-se com flores. Acendem-se velas e queima-se incenso. Igualmente se queimam cópias de notas, porque acreditam que o papel moeda poderá, assim, chegar até aos seus familiares falecidos, onde quer que eles estejam. Também é feita oferta de vários alimentos e bebidas que depois acabam por ser consumidos pelos ofertantes, nos pic-nics onde se reúnem e convivem. Todas estas celebrações se fazem, também, na esperança de que, em troca, se virá a ter boa sorte e uma longa vida.

Ora, leitores, esta pequena introdução serviu apenas para explicar que o quadro que hoje vos apresento, no final deste apontamento escrito é, precisamente, uma representação deste Festival, na antiguidade.
É um famoso quadro chinês, tesouro cultural do país e património do Museu de Xangai, que tem levado multidões a admirá-lo demoradamente. Terá sido pintado entre 1085 e 1145.
Mede cerca de 24,50 metros de comprimento, por 5,28 metros de altura.
Apreciem-no, neste trabalho de informática, deslocando o cursor lateralmente.
Ao clicarem nos quadrados brancos que aparecem, farão surgir também algumas animações, completadas com música e varios outros sons, como o marulhar da água, o barulho das rodas das carruagens e dos cascos dos cavalos, o chilrear dos pássaros, etc. É, na verdade, um trabalho bastante curioso.
Para acederem ao referido quadro queiram clicar aqui.

Até breve com outro assunto
M.A.

7 comentários:

Quica disse...

Só os chineses é que conseguem pintar quadros com tanta minúcia.
Deve ser muito belo.

Fernando disse...

Este post está de classe. É certo que a maior virtude está na formatação feita pelo autor do vídeo, mas está muito bem explicado pela M.A.
Quica: lembre-se do Guernica que, então visto em 3D, é um espanto.

Quica disse...

A Amélia ao ler o meu comentário, apercebeu-se que me tinha escapado o pormenor dos quadrados que aparecem em cima do quadro. Hoje verifiquei que esses quadrados, têm animação e sons.
É um trabalho informático muito interessante e que requer muito conhecimento.
Merci Amélia, pelo alerta.

Quica disse...

Fernando,
Já vi esse quadro pintado pelo Picasso, mas em 3D, não. Onde o viu? Estou com curiosidade em saber.
Este quadro transmite-nos o horror que se vive num clima de guerra.

Goldfinger disse...

Fátima

O silêncio por vezes é de ouro e no meu caso achei melhor andar calado durante uns tempos. Ele diz mais que muitas palavras.

Desejo-lhe um óptimo fim de semana.

António

Malay disse...

O quadro é muito bonito e consegue retratar bem o espírito das época em que foi pintado.

Fatima disse...

Uma representação artística magnífica,

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização