Como tudo começou

04/07/09

FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO-2009



(Clique para ampliar)

Caros leitores:

Uma vez mais a F.I.A. (Feira Internacional de Artesanato) está entre nós, verificando-se o seu encerramento já no próximo domingo, dia 5. Resolvi lá ir, anteontem, 5ª feira.
Como é evidente, a parte comercial sobrepõe-se sempre e, podemos mesmo dizer que chegam à saturação as milhentas repetições de artes e artigos ali representados. No entanto, encontramos sempre, uma ou outra novidade.





Para vos dar uma pequena amostra do que vi, trouxe algumas fotos para o blog. A escolha destas, feita apenas entre o artesanato português, foi baseada apenas no gosto pessoal e, condicionada também ao curto tamanho que, entendo, um post deve ter, para não cansar demasiado os leitores.
Perdoem-me se, tal como no ano anterior (relembrar clicando aqui), faço, de novo, um destaque especial ao barrista Delfim Manuel, de Santo Tirso. Mais uma vez ele ganhou um 1º Prémio, com um “Presépio”, praticamente igual ao que é mostrado na foto de abertura. A razão de não postar a obra premiada está, no facto de a dita peça estar exposta dentro de uma vitrine cujo vidro não permitiu uma foto capaz. A “Pisa das uvas” também dentro da linha e perfeição a que ele já nos habituou, tem muita côr, movimento e minuciosos pormenores da cena, imaginada numa aldeia tradicional portuguesa.


Este ano fui ali encontrar, variadas e bonitas colchas, em algodão e linho, feitas no tear, com desenhos de inspiração antiga e, ainda, outras com o bordado de Castelo Branco, que enchem, também sempre, de beleza os olhos de quem as vê.
A dobra de lençol, bordada a branco, com ponto cheio e crivos diversos, é uma peça de execução impecável, como é já invulgar encontrar-se, na actualidade. Reparem , p.ex., na originalidade daquela flor e folhas, feitas separadamente e, a seguir, sobrepostas no bordado.
Também me pareceu muito curioso um painel, de inspiração naïf, feito em trapo, que mostra um casamento, fotografado à saída da igreja.



1- "Presépio" em barro (Delfim Manuel)
2- "Pisa das uvas" em barro (Delfim Manuel)
3- Carpete em ponto de Arraiolos
4 e 5- Colchas de Castelo Branco
6- Dobra de lençol em bordado a branco e crivos.
7- Colcha feita no tear
8- Painel em feltro recortado
9- Painel feito com trapos
10-Lenços de namorados
11-Trabalho com escamas de peixe (Açores)
12-Lapinha (Açores)

M.A.

5 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Trabalhos lindos. Que felicidade poder ver ao vivo trabalhos tão bonitos.
Um abraço e bom fim de semana

mjf disse...

Olá!
Obras de arte:=)
Lindas.

Beijocas
Bom fim de semana

Quica disse...

Na impossibilidade de visitar a feira de Artesanato, já tenho um cheirinho do que mais agradou à Amélia.

Para o ano espero ter tempo de ver esta feira.

Fatima disse...

Passei por lá na 4ª feira!
Uma maravilha as artes que por lá encontramos com o artesanato Português a dar cartas, sem dúvida!
Do barro à madeira, da agulha ao tear, tudo é de uma beleza fora de série.

M.A. disse...

Elvira Carvalho, mjf,Quica e Fátima:
Obrigada pelos comentários. Efectivamente, muitas mais coisas se encontravam por lá dignas de serem mostradas no post. Para o ano haverá outra mostra e, de novo, lá estaremos, se Deus quiser!

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização