Como tudo começou

25/08/09

POMPEIA

(clique para ampliar)


Pompéia foi outrora uma antiga cidade do Império Romano situada a sensivelmente 22 km da moderna Nápoles, na Itália, no território do actual município de Pompéia. A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio em 24 de Agosto do ano 79 d.C..Passou portanto agora mais um aniversário.

A erupção do vulcão provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade, que se manteve oculta por 1600 anos antes de ser reencontrada por acaso. Cinzas e lama moldaram os corpos das vítimas, permitindo que fossem encontradas do modo exacto em que foram atingidas pela erupção do Vesúvio. Desde então, as escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga.



Estivemos em Pompeia em Junho de 1999 e, acreditem que foi com certa emoção que percorri aquelas ruas e, entrei naquelas casas, lembrando que, outrora, ali viveu gente como nós.
A foto que abre o post, feita por mim, nessa altura, mostra a réplica (a) de uma pequena estatueta de bronze que ornamenta um lago no jardim de uma habitação. Esta, é mesmo designada por “A Casa do Fauno”
O guia que nos acompanhou, um homem já de certa idade mas cheio de imaginação, usou de uma particularidade na forma como foi falando sobre o local. Não se limitou a descrever, apenas, como era a cidade e o que aconteceu naquele dia 24 de Agosto mas, colocou-se ele mesmo a viver lá, naquela altura, contando a história na primeira pessoa e, mencionando até alguns dos habitantes de certas casas, como membros da sua família, acrescentando pormenores, bastante curiosos e até, por vezes, bem humorados. A realidade, misturada assim com a ficção, deu àquela visita um cunho muito especial, que nos levou a não mais esquecer aquele simpático napolitano.
(a)-O original esta guardado num museu
(Dados históricos retirados da Net. As imagens, recebidas num PPS foram depois transformadas em vídeo. Para os leitores que ainda lá não foram, será a forma de terem uma pequena ideia de como é Pompeia.
M.A.

2 comentários:

Fernando disse...

Excelente trabalho feito por M.A.
Isto é mesmo cultura; Pompeia impressiona, e por isso mesmo merece ser visitada.
Uma pena é que, de tantos visitantes que o blogue tem (veja-se a lista anexa), não deixem seus comentários.
Se os temas fossem sobre futebol ou política...mas é de cultura!

Fatima disse...

Um lugar que gostava de visitar.
Obrigada pela partilha Amélia

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização