Pastel s/ papel montado em alumínio
(clique para ampliar)
«Abriu ao público em Cascais a Casa das Histórias de Paula Rêgo, com uma exposição temporária de obras da pintora portuguesa.A Casa apresentará duas exposições temporárias por ano, a inaugurar na Primavera e no Outono.Esta primeira mostra inclui “obras icónicas”, como a sua primeira obra, intitulada ‘Life Painting’, de 1954, criada enquanto estudante da Slade School of Fine Art, em Londres.A abertura oficial da Casa contou com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, da pintora e da directora do novo museu, Dalila Rodrigues.A colecção do novo museu conta com a totalidade da obra gráfica da artista, num total de 257 exemplares».
Esta foi a transcrição de uma das várias notícias que divulgaram a inauguração de mais um local de cultura, desta vez situado em Cascais.
Ao que parece a pintora terá preferido a designação de “Casa das Histórias” e não a de Museu, por entender que o que vai deixando nas suas telas é, justamente, a inspiração de histórias que foi ouvindo contar na sua infância e a que ela deu vida através dos pincéis, lápis de pastel, ou de qualquer dos outros meios por si escolhidos.
Evidentemente que não é a primeira vez que este blog dedica a sua atenção à pintora Paula Rego. Falamos dela em 29/09/2007, depois em 7/10/2008 e, mais tarde, em 21/03/2009. Um clique nestas datas levará o leitor a recordar aquilo que dissemos.
Ainda não tivemos oportunidade de ir visitar a Casa das Histórias mas, fazemos desde já, essa sugestão aos nossos leitores.
(Notícia da inauguração, retirada da Net)
M.A.
5 comentários:
Apanhei de fugida uma reportagem que penso ser sobre isso, já que vi a Paula com o presidente da República.
Um abraço
Há alguns blogues que apagam sub-repticiamente qualquer comentário que não lhes agrade ou não o publicam, mesmo quando este é escrito educadamente e as suas observações apoiadas por provas irrefutáveis.
Um destes blogues é o Oeiras Local. Deve ser por contágio do condenado presidente da sua câmara. A deslealdade para com o tradicional espírito de blogue, a desonestidade e a má fé escondidas são assim bem demonstradas.
Este procedimento deve ser conhecido a fim de que se saiba que o seu conteúdo é interesseiro e os comentários não demonstram a verdade sobre o que os seus leitores pensam, ficando os outros leitores enganados e com uma ideia absolutamente errada acerca do que lêem. Este blogue é o espelho da mentira. É uma depravação daquilo que é um blogue.
Elvira Carvalho:
Registamos, uma vez mais, com agrado, a sua visita.Uma vez que só viu de fugida a outra reportagem teve aqui a oportunidade de saber algo mais.
Anónimo:
Queremos, primeiro que tudo, informá-lo que o "Simecq.Cultura" não tem qualquer ligação com o Blog que refere no seu comentário. Portanto, não nos competirá dizer nada sobre o assunto que aqui trouxe. Volte sempre que queira
Ainda não tive oportunidade de ir ver a exposição, mas espero fazê-lo brevemente.
Estou com mesma intenção da Fátima. Ainda não tive tempo.
Enviar um comentário