Como tudo começou

01/10/09

BARROCAL DO DOURO - PICOTE


Caros Amigas e Amigos:

Na década de 50 do século passado foi construído o Escalão de Picote do Aproveitamento Hidroeléctrico do Douro Internacional. O Bairro que a Hidro-Eléctrica do Douro construiu para o pessoal que lá trabalhou tinha tudo o que se possa imaginar na época… e mais alguma coisa. Até centro de saúde, centro comercial e piscina tinha! Para além disso, entregou o projecto a três jovens arquitectos, Archer de Carvalho, Nunes de Almeida e Rogério Ramos que fizeram o que hoje se considera a “aldeia ideal” e com traços de tal modo modernos para a época que ainda hoje se consideram… modernos. Mais de 50 anos depois! Essa “aldeia ideal” chama-se Barrocal do Douro.



Numa curta intervenção fotográfica num fim de tarde, na Capela do bairro, obra do Arq.º Nunes de Almeida, colhi umas imagens que montei e que agora vos envio. É um trabalho despretensioso que apenas tenta mostrar uma pequena/grande obra do bairro para vos deixar o desejo de o conhecer melhor. Estão em curso obras de reabilitação da Estalagem e seguir-se-ão as obras das “Casas dos Engenheiros”. Talvez haja, futuramente, mais algumas fotografias sobre este Bairro.

Com um abraço,
F.

…………………………………………………….........................................................

Entre os amigos que tenho, há este que, deslocado nesta região por razões profissionais, aproveitou algum do seu tempo disponível para fazer estas fotos e formatá-las num pps, acompanhando-as com alguns dados descritivos. Quando recebi este mail, achei que não podia desperdiçar a ocasião de dar a conhecer aos nossos leitores mais este bocadinho do nosso Portugal. Confesso que não conheço a zona, mas, aproveitando a sugestão que este amigo, faz a todos nós, procurarei lá ir numa próxima oportunidade. Fico-lhe também muito grata por me ter permitido divulgar este seu trabalho no blog. A conversão em vídeo, foi do meu marido.
M.A.

4 comentários:

pedro oliveira disse...

Vir a este blog com calma é sinónimo de aprendizagem.Obrigado.
bom fds

Fernando disse...

Por mim digo que vale sempre a pena vir a este blogue. Ele até é muito simples e directo. Assim foi concebido pelo Miguel, seu criador, e seguido pelas incansáveis e dedicadas Colaboradoras fc. e M.A.
Mas ele não fala de política nem de futebol, fala de CULTURA...
Pena é que que quem o visita (e serão já mais de 21000) não deixe seu comentário e não o divulgue pelos seus contactos, expondo o interesse que ele tem.

Quica disse...

Tem razão Fernando, é pena que quem visita este blog, não faça um comentário. O nível a que já nos habituou, merecia.

M.A. disse...

Pedro Oliveira, Fernando e Quica:
Obrigada pelos vossas palavras.
Não temos a pretenção de bater records mas, procuramos fazer um trabalho com alguma qualidade.
Comentando, ou não, sabemos que temos quem leia o que aqui se escreve e que, de um modo geral, vão gostando dos temas. Já ultrapassou o número 51 mil o número dos nossos visitantes.
Apareçam sempre.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização