As contas não se fazem assim; tem que se explicar como se chegou a esses números. Eu cheguei lá mas, matematicamente, não soube explicar e, só por isso, não postei a resposta. ;)
Gi: se chegou lá podia ter deixado o resultado, mesmo sem explicação. Fátima: Já sei onde deverei procurar uma boa Explicadora de álgebra para os meus bisnetos! Clara, precisa e concisa. Gostei. Mas esta deu luta! Esperemos pela próxima.
Gi: Se bem reparou, eu referi ser esta uma adivinha de sabor popular que já eu ouvia,em miuda, nos serões na província. Cada qual chegava à solução pelos conhecimentos que tinha. Os mais eruditos, faziam como a Fátima explicou e, os outros, puxavam pela cabeça e iam fazendo tentativas! Porque isto aqui foi, sobretudo, um entretenimento, pediu-se aos leitores do post apenas a solução. Daí, quando a mesma foi publicada, não houve a preocupação de ir mais além. Porém, como a nossa amiga Fátima está sempre atenta, entrou logo eficiêncientemente.Desta forma, cada leitor, poderá escolher a opção que mais lhes agrade. Volte sempre.
ai a matemática... onde ela já vai no meu pequeno cérebro... e eu que adorava estas contas, quase como construir um puzzle (esses ainda faço quando tenho tempo).
6 comentários:
As contas não se fazem assim; tem que se explicar como se chegou a esses números.
Eu cheguei lá mas, matematicamente, não soube explicar e, só por isso, não postei a resposta. ;)
Consideremos x como o número de pombas que iam no bando e traduzamos matematicamente as expressões usadas.
nós - x
outras tantas como nós - x
metade de nós – x / 2
a quarta parte de nós – x / 4
gavião – 1
total de aves – 100
Traduzindo por uma equação numérica teremos:
x + x + x / 2 + x / 4 + 1 = 100
Resolvendo
2 x + x / 2 + x / 4 + 1 = 100
8 x + 2 x + x + 4 = 400
11 x =396
x = 396 / 11
x = 36
O número de pombas que iam no bando era de 36.
Gi: se chegou lá podia ter deixado o resultado, mesmo sem explicação.
Fátima: Já sei onde deverei procurar uma boa Explicadora de álgebra para os meus bisnetos!
Clara, precisa e concisa. Gostei.
Mas esta deu luta!
Esperemos pela próxima.
Gi:
Se bem reparou, eu referi ser esta uma adivinha de sabor popular que já eu ouvia,em miuda, nos serões na província. Cada qual chegava à solução pelos conhecimentos que tinha. Os mais eruditos, faziam como a Fátima explicou e, os outros, puxavam pela cabeça e iam fazendo tentativas! Porque isto aqui foi, sobretudo, um entretenimento, pediu-se aos leitores do post apenas a solução. Daí, quando a mesma foi publicada, não houve a preocupação de ir mais além. Porém, como a nossa amiga Fátima está sempre atenta, entrou logo eficiêncientemente.Desta forma, cada leitor, poderá escolher a opção que mais lhes agrade.
Volte sempre.
ai a matemática... onde ela já vai no meu pequeno cérebro... e eu que adorava estas contas, quase como construir um puzzle (esses ainda faço quando tenho tempo).
Descobri: 36+36+18+9+1=100
Ao ficar sem computador, a minha inteligência desenvolveu.
Que tal? Venham mais perguntas para eu solucionar.
Enviar um comentário