Como tudo começou

24/03/10

ARTE NOVA


A Arte Nova foi um estilo estético especialmente de design e arquitectura, surgido em França e na Bélgica, entre as últimas décadas do Sec. XIX e primeiras do Sec. XX.



Em Portugal apareceu mais tarde, apenas por volta de 1905 e, já estava a desaparecer cerca de 1920. Segundo apuramos, Aveiro foi uma das localidades onde este estilo teve uma implantação bastante forte e onde ainda hoje se podem encontrar inúmeros exemplares de arquitectura deste género. Se acaso quiser conhecer mais um pouco sobre este estilo só terá que clicar aqui.


Trazemos um vídeo que nos parece também ser muito elucidativo sobre este assunto e as duas fotos são de uma casa situada em Lisboa, mais exactamente em Campo de Ourique. (Já falamos desta casa aqui no blog. Vê-se nela a placa que assinala a explosão duma granada em 4 de Outubro de 1910) Na altura em que fizemos estas fotos queríamos também fotografar os bonitos painéis de azulejo de uma pastelaria próxima. Com pena nossa, estavam tapados por motivo de obras de restauro.

Vídeo recebido num e-mail; fotos da autora do post.
M.A

Sem comentários:

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização