Como tudo começou

30/04/10

JOANA VASCONCELOS expõe no CCB

(Clique para ampliar)



Visitamos recentemente no Centro Cultural de Belém a 1ª exposição antológica das obras desta artista plástica a que ela deu o título “Sem Rede”. Sabemos que nem toda a gente aprecia a arte que ela faz mas, de modo algum, poderemos acusá-la de ter falta de imaginação! Tudo a inspira e, dos objectos mais insólitos ela tira partido e consegue fazer algo que nos prende a atenção e nos leva a perceber mesmo o que a motivou.

Acreditem que ninguém fica indiferente a cada uma daquelas obras e, foi curioso verificar que até as crianças ficavam fascinadas com aquilo que viam. São 37 obras as que estarão no Museu Berardo, até dia 18 de Maio e, algumas, têm até dimensões consideráveis. “A Noiva”, por exemplo, um lustre feito com 15 mil tampões ob tem 4,70 m. de altura e o garrafão em ferro forjado, “Sr. Vinho” tem 5 m..

Os materiais usados são os mais variados e vão desde os talheres de plástico para o “Coração Independente”, aos espanadores para “Flores do meu desejo”, dos blisters de comprimidos para o “Sofá Aspirina” e a “Cama Váliun”, aos tachos e tampas para “Cinderela”, das lãs e tecidos de cores da “Contaminação” às flores de plástico fluorescente para “Jardim do Éden”, etc..
Convidamos, sinceramente, os leitores a fazerem uma visita a esta exposição e deixamos algumas fotos como incentivo. Perdoem a falta de qualidade das mesmas, mas dado que havia muitos visitantes, em circulação nas salas, era difícil esperar por melhores enquadramentos e houve que aproveitar escassos intervalos.
M.A.

1 comentário:

Quica disse...

Esta artista utiliza materiais do nosso dia a dia, é fantástico que todas as peças são duma grande dimensão. As fotos estão óptimas.

Um dia destes vou visitar a exposição. Esta artista esteve num programa do Herman José na RTP1, onde se viu algumas destas obras.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização