Como tudo começou

23/06/10

GRANDE EXPOSIÇÃO DO MUNDO PORTUGUÊS


Desta vez, convidamos os nossos leitores para fazerem connosco, uma viagem de regresso no tempo de, precisamente, 70 anos!

Estamos no dia 23 de Junho de 1940 e, vai ser inaugurada hoje a Grande Exposição do Mundo Português, comemorando simultaneamente as datas da Fundação do Estado Português (1140) e da Restauração da Independência, (1640).

Vamos, então, deslocar-nos até à parte ocidental de Lisboa, mais propriamente até ao local onde hoje se situa a Praça do Império, frente ao Mosteiro dos Jerónimos pois, é aí, que a Exposição está instalada, ocupando uma área de cerca de 560 mil metros quadrados.


Mas, melhor que as nossas palavras, será o vídeo que trazemos que vos mostrará um resumo de imagens deste evento. Na pesquisa feita demos conta da repercussão que este acontecimento teve, na época, tendo sido considerado mesmo, o facto cultural, mais importante do regime. Diz-se que cerca de 3 milhões de visitantes por lá passaram. O custo de cada entrada era de 2$50 e , o encerramento da exposição verificou-se em 2 de Dezembro do mesmo ano.
Se pretender informação mais pormenorizada queira clicar aqui.

(Vídeo recebido num mail. Imagem de abertura e outros dados, recolhidos na net)
M.A.

1 comentário:

Quica disse...

Foi dos melhores acontecimentos no regime do estado novo. Nasci nesse ano, o meu marido tinha cinco anos, mas ficou com algumas recordações, o meu sogro e a minha mãe assistiram a esta exibição do nosso império.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização