Voltamos uma vez mais ao Porto. Em boa verdade esta cidade não pára de nos revelar encantos sobre encantos. Desta vez o tema é dedicado às diversas fontes e chafarizes. Uns serão mais bonitos do que outros mas, todos, ao longo dos tempos, serviram a água à boa gente desta cidade.
Não esqueçamos que, durante muitos anos, foi necessário vir buscar à rua a água para os gastos nas casas, fossem eles destinados à cozinha, às limpezas ou higiene pessoal dos habitantes. Agua canalizada dentro de portas foi um luxo tardio e, possivelmente, em certos bairros mais desfavorecidos ainda hoje haverá gente a tomar banho dentro de uma bacia, com água trazida da rua e aquecida no fogão!
M.A.
1 comentário:
Em Lisboa também há uma série de chafarizes. Na Cruz Quebrada temos dois. Um na Estrada da Costa e outro junto às Colmeias, perto da escola. Foram construídos para abastecer as populações que não tinham água canalizada. Hoje servem para os banhistas da praia lavarem os pés e refrescarem-se. Não têm a beleza dos que são apresentados no blog, mas cumprem a sua missão.
Enviar um comentário