Como tudo começou

10/09/10

A MARTA TEM BOM-HUMOR



Das crianças nós recebemos muita satisfação, muito amor, montes de ternura e por vezes até, somos surpreendidos com comentários cheios de espírito.
Com este preâmbulo vou relatar-vos mais um episódio passado com a neta Marta que, agora já com sete anos, revela um senso de humor que, francamente, todos apreciamos.
O dia a dia de cada um de nós nem sempre é agradável mas, se lhe conseguirmos misturar alguma boa disposição isso vai ajudar um pouquinho.
Ora, aconteceu que, recentemente, a Marta veio passar o dia com os avós paternos e, porque certos compromissos já marcados obrigaram a avó a estar fora toda a manhã, esta, ao chegar, anunciou-lhe logo que, de tarde, iriam as duas para o Aquário Vasco da Gama. A notícia entusiasmou-a porque foi lá ainda muito pequenina e já de pouco se lembrava.
Não vou descrever em pormenor a visita, apenas direi que é sempre gratificante acompanhar qualquer criança a um local destes e tentar responder às mil e uma perguntas que sempre elas fazem.
As vezes que lá entrei já não têm conta …levei os filhos, os filhos de alguns amigos, também os netos… Tempos houve em que, estando eu hospedada em determinado local onde havia muitas crianças, enchia frequentemente o carro com umas tantas e lá vínhamos até ao Aquário do Dafundo. Em resultado disso uma amiga até comentou um dia:
_Qualquer dia os peixinhos já a vêm receber à porta com uma passadeira vermelha!...
Bom, mas voltemos ao principal assunto. A Marta gostou do que foi vendo mas, deliciou-se, principalmente, quando, na distribuição de comida às otárias Olívia e Vitinho viu as brincadeiras e os mimos trocados entre estas e o seu tratador. As tartarugas gigantes retiveram também o seu interesse durante bastante tempo. Foi ela, afinal, a marcar o ritmo da visita. Tirou fotografias a tudo quanto entendeu e, assim, a tarde foi passando.
Mas, houve uma brincadeira que me fez rir quando andávamos na zona dos corais.
Por coincidência, neste dia, eu usava um colar de coral trazido de uma viagem feita, há anos e, já que vinha a propósito, expliquei-lhe que aquilo era feito com um animal que vivera também no fundo do mar.
Ela então, defronte de mim, fitando-me com um olhar divertido e muito agarotado, sacudindo as mãos e marcando com um pé cada palavra, comentou:
_Ó avó, então e tu “andas-me” aí com esse animal morto dependurado ao pescoço?!....

(Se lhe apetecer conhecer outras histórias com a Marta já contadas neste blog, queira clicar aqui e também aqui).

Nota - O desenho que aparece a abrir o post foi feito pela Marta em princípio de 2009.
M.A.

4 comentários:

Fatima disse...

Grande Narta que não deixa escapar nada!
Beijocas

Zé disse...

Pois é..... não há melhor neta, melhor filha, melhor prima e, principalmente, MELHOR SOBRINHA!!!

Quica disse...

Pelo que li e já tenho ouvido contar, a Marta herdou o sentido de humor da avó Amélia. É assim mesmo Marta, tristezas não pagam dívidas.

Anónimo disse...

Bom saber que o Bom-Humor da marta toca um pouco a toda a gente !!!

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização