Como tudo começou

24/10/10

ELEVADOR DA GLÓRIA FESTEJA 125 ANOS



Caros leitores:

Pelo título do post já ninguém tem dúvidas de quem é o aniversariante de hoje!
Pois é, precisamente no dia 24 de Outubro de 1885 foi inaugurado em Lisboa o elevador com este nome, que passou a transportar os lisboetas desde a Praça dos Restauradores até ao Miradouro de S. Pedro de Alcântara e vice versa. É uma ladeira íngreme, que se sobe num instantinho, graças a este meio de transporte.
Clicando aqui tereis acesso a toda a história relacionada com o elevador da Glória.

Como curiosidade, posso contar-vos também que, a primeira vez que, ainda criança, visitei Lisboa, “dei logo de caras com este elevador”. É que o hotel para onde os meus pais costumavam vir era o Suíço Atlântico, que ainda existe, justamente no princípio da Calçada da Glória. Recordo que foi para mim alguma novidade ser “aquele eléctrico”, de formato bem diferente dos outros que circulavam pelo resto da cidade.
E, feito este curto apontamento, cantemos então os parabéns ao provecto ancião fazendo votos para que permaneça ainda, por muitos anos, no seu contínuo e tão útil sobe e desce.
M.A.

1 comentário:

Quica disse...

Há pouco tempo andei neste elevador, cheio de turistas, só desce ou sobe quando está cheio. Os turistas entravam e saíam do elevador para o fotografarem de todos os lados.

Só não gostei do lixo que se vai acumulando na paragem dos Restauradores. Dá um aspecto feio à nossa cidade.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização