Como tudo começou

03/11/10

SABEM QUEM FOI TINGATINGA?



«Edward Saidi Tingatinga nasceu na Tanzânia, em uma aldeia chamada Nakapanya, na tribo Makua, em 1932. Tingatinga veio de uma família de camponeses pobres e foi o primogénito de quatro filhos.
Em 1953, viajou para Dar-es-Salaam em busca de trabalho. Vendia frutas e legumes, e fazia trabalhos de bordado em fronhas, toalhas de mesa e colchas. Aprendeu também a tecer tapetes e cestos.
Tingatinga começou a pintar em 1968, iniciando um dos mais vibrantes e bem-sucedidos movimentos da arte contemporânea na África. O estilo de pinturas coloridas, sobre a natureza e a vida da Tanzânia, é chamada Arte de Tingatinga. Nesta pintura, os personagens, as plantas ou animais são delimitados por contornos visíveis, acentuados por cores contrastantes, dando uma impressão de duas dimensões. Cada pintura conta sua própria história, é toda baseada em sua cultura e muito enriquece a arte africana.
Em 1970, Tingatinga casou-se com Agatha Mataka e tiveram dois filhos.
Em 1972, com 32 anos de idade, foi morto a tiros pela polícia em um caso de identidade equivocada, sendo enterrado no cemitério “Mikoroshoni Msasani” em Dar es Salaam.
Sua obra caracterizou pinturas coloridas de aves, animais, cenas urbanas e cenas da aldeia e, atualmente, artistas locais da África Oriental continuam a adotar seu estilo pioneiro. Seus discípulos criaram a Escola de Arte Tingatinga que continua a florescer ainda hoje. Suas pinturas são conhecidas no Japão, Suécia, Dinamarca, Suíça e EUA.»


Caros leitores:

Esta biografia pertence ao pintor cuja obra apresentamos no vídeo que acompanha o post de hoje. Como no video mencionado, o texto apenas se conseguia ler com dificuldade decidimos transcrevê-lo.
Desconhecíamos por completo a pintura deste artista e, sinceramente, gostamos daquilo que vimos.
As cores vibrantes, as figuras humanas, animais e demais elementos que criou,sempre com um forte toque de fantasia na sua composição, transportam-nos a um certo mundo de sonho aonde, por certo, ele ia buscar a inspiração. Acreditamos que muito se teria, ainda, a esperar deste artista se a morte o não tivesse arrebatado, tão estupidamente, aos 32 anos.
Este homem pintou, apenas, durante quatro escassos anos mas, tão forte foi a sua arte, que deixou discípulos seus a dar-lhe continuidade e o estilo de pintura criada ficou, também, associado ao seu nome como «Arte Tingatinga».
Não deixem de prestar, igualmente, atenção à música que se associa tão bem às imagens.
Esperamos tenham gostado.
(Recebido num e-mail)
M.A.

2 comentários:

Quica disse...

Muito bonitos. As cores e o movimento das figuras, mostram o artista que havia nele.

Unknown disse...

Lamento, MAS este pps convertido em video mostra arte Tingatinga, sim, MAS NÃO de Said.
As obras pertencem a diversos autores Tingatinga.
Abraço,
Anabela

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização