Como tudo começou

16/12/10

A GRUTA DO NATAL


Leitores:
Vamos hoje de novo até à Ilha Terceira, nos Açores.
Se bem se lembram, há algum tempo, trouxemos-lhes um post sobre o Algar do Carvão (clique aqui se o quiser recordar) e, a visita de hoje, será a um lugar um pouco semelhante e até próximo do anterior. É, igualmente, uma gruta, também de origem vulcânica, situada no interior da Ilha Terceira, dentro da Reserva Natural da Serra de Stª. Bárbara e Mosteiros Negros que começou por ser conhecida como a Galeria Negra ou Gruta do Cavalo. O primeiro nome talvez tenha vindo do facto de ela se situar, em grande parte sob a chamada Lagoa do Negro e, o segundo nome por dentro desta gruta ter sido encontrado o esqueleto de um cavalo que ali terá caído.
Uma vez mais foi a Associação de Espeleologia “Os Montanheiros” que esteve ligada à exploração e divulgação desta gruta mas, para ver todos os dados referentes a ela, nada melhor que o leitor clicar aqui e também aqui.


Uma familiar nossa, de uma visita que fez a este local trouxe fotografias, das quais, escolhemos três, para vos dar uma ideia daquilo de que estamos a falar
A nossa intenção neste curto apontamento será apenas explicar-lhes porque razão é que a dita gruta passou a designar-se Gruta do Natal:
Em 25 de Dezembro de 1969, dia em que ela foi pela primeira vez aberta ao público, teve ali lugar uma Missa de Natal celebrada por D. José Alvernaz, Patriarca da Índias. Desde então, passou a ser tradição celebrarem-se as festividades natalícias naquela Gruta, passando o povo a associá-la a este culto e, por conseguinte, a designá-la por Gruta do Natal.
Por curiosidade, saibam também os leitores que já ali se efectuou, pelo menos, um baptizado.
Acreditamos que estas cerimónias religiosas possam revestir-se de um cunho muito especial vividas num ambiente como este, no subsolo, neste cenário que acreditamos tenha sido mantido na sua rudeza natural como nos parece desejável.
Portanto, leitores, se decidirem assistir a uma missa de Natal diferente porque não irem até à Gruta do Natal nos Açores?
(As fotos que mostramos foram-nos cedidas pela Zé, a quem agradecemos)
M.A.

1 comentário:

quica disse...

As fotografias estão óptimas,na última, a gruta tem a forma de um caracol. Os Açores têm paisagens lindíssimas. Gostava de visitar estas ilhas, mas não em excursão, ficar numa pensão e num período de tempo que desse para ver com calma.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização