Como tudo começou

21/01/11

Bombeiros Voluntários do Dafundo

Mural na praia da Cruz Quebrada
Foto minha

A caminho do 100º aniversário!

"Já em 1848, no Dafundo foi estreada a peça em um acto, intitulada “O Noivado no Dafundo”, de Almeida Garrett. Foi assim neste ambiente, que em Março de 1912, um grupo de homens bem formados sentiu a necessidade imperiosa de formar uma Corporação de Bombeiros, pois os incêndios sucediam-se com frequência e o socorro às populações era cada vez mais urgente. Por conseguinte, um grupo de homens, que se reuniam diáriamente numa tertúlia de boa pândega, com ânsia deitaram mãos à obra e fundaram a Associação em 11 de Março de 1912, também com o intuito de efectuar serviços de saúde com os seus postos de socorro devidamente equipados."

Conheça aqui esta corporação!

Aproveitamos para deixar um agradecimento a estes soldados da paz.

fc

2 comentários:

Quica disse...

Os Bombeiros do Dafundo têm hoje uma cooperação muito bem equipada, com várias ambulâncias para transporte de doentes e outras viaturas necessárias a todas as ocorrências. Quando à pouco tempo falei com o Comandante Carlos Jaime, disse-me que dá emprego a cerca de 40 Bombeiros (as).

Com a sua dinâmica conseguiu criar um museu onde se encontram as primeiras viaturas no combate aos incêndios. Este museu tem o seu nome e é com todo o mérito que assim seja.

M.A. disse...

Tenho a maior admiração e reconhecimento por este tipo de voluntariado, o dos denominados Soldados da Paz, espalhado de Norte a Sul no nosso país. Aparecem em auxílo do próximo em dificuldade, sem fazerem perguntas, apenas prontos a resolverem o que estiver em
questão.Nunca será demais falar na coragem e abnegação que é característica destes homens.
No que respeita à Corporação de Bombeiros do Dafundo o lema inscrito no seu emblema "Vida por Vida" define bem o que disse antes.Longa vida para estes nossos ilustres vizinhos.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização