21/01/11
Bombeiros Voluntários do Dafundo
A caminho do 100º aniversário!
"Já em 1848, no Dafundo foi estreada a peça em um acto, intitulada “O Noivado no Dafundo”, de Almeida Garrett. Foi assim neste ambiente, que em Março de 1912, um grupo de homens bem formados sentiu a necessidade imperiosa de formar uma Corporação de Bombeiros, pois os incêndios sucediam-se com frequência e o socorro às populações era cada vez mais urgente. Por conseguinte, um grupo de homens, que se reuniam diáriamente numa tertúlia de boa pândega, com ânsia deitaram mãos à obra e fundaram a Associação em 11 de Março de 1912, também com o intuito de efectuar serviços de saúde com os seus postos de socorro devidamente equipados."
Conheça aqui esta corporação!
Aproveitamos para deixar um agradecimento a estes soldados da paz.
fc
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense
2 comentários:
Os Bombeiros do Dafundo têm hoje uma cooperação muito bem equipada, com várias ambulâncias para transporte de doentes e outras viaturas necessárias a todas as ocorrências. Quando à pouco tempo falei com o Comandante Carlos Jaime, disse-me que dá emprego a cerca de 40 Bombeiros (as).
Com a sua dinâmica conseguiu criar um museu onde se encontram as primeiras viaturas no combate aos incêndios. Este museu tem o seu nome e é com todo o mérito que assim seja.
Tenho a maior admiração e reconhecimento por este tipo de voluntariado, o dos denominados Soldados da Paz, espalhado de Norte a Sul no nosso país. Aparecem em auxílo do próximo em dificuldade, sem fazerem perguntas, apenas prontos a resolverem o que estiver em
questão.Nunca será demais falar na coragem e abnegação que é característica destes homens.
No que respeita à Corporação de Bombeiros do Dafundo o lema inscrito no seu emblema "Vida por Vida" define bem o que disse antes.Longa vida para estes nossos ilustres vizinhos.
Enviar um comentário