Como tudo começou

28/02/11

JOÃO VILLARET MORREU HÁ 50 ANOS



Tendo nascido em 10 de Maio de 1913 este eminente actor, encenador e declamador português veio a falecer no dia 21 de Janeiro de 1961.
Completaram-se pois, este ano, 50 anos sobre a sua morte.
Porém o seu nome e prestígio continuam vivos entre nós, pois ainda ninguém lhe tirou o lugar que ele ocupava na poesia portuguesa. A nós nos parecia, sempre que o ouvíamos, que cada poeta tinha feito os seus versos para tomarem o som daquela sua voz, grave, pausada, bem timbrada, por onde o sentido das palavras chegava até nós duma forma perfeita e absolutamente natural.
Quem se lembrar do seu programa de poesia na TV recordará, sem dúvida, o ar descontraído com que costumava sentar-se, junto a uma mesa, por vezes brincando com os óculos, um sorriso no rosto, em fundo, o som do piano tocado pelo seu irmão e, depois, a poesia a fluir sem que o espectador se apercebesse do tempo a passar.
Para ele a nossa homenagem . Se o leitor ou leitora o quiser recordar clique aqui, mais aqui e, ainda uma vez mais aqui.
Nota:-Entre as gravações que tenho suas, há uma que já é uma "relíquia".É A CEIA DOS CARDEAIS, num disco de vinil, numa gravação de 1968. Além do João Villaret entram também Alves da Cunha e Assis Pacheco.
M.A.

8 comentários:

Tété disse...

Ouvi-lo era um fenómeno e um enlevo que perdura na história e chega até aos dias de hoje.
No entanto, esta continuidade é assegurada pelas pessoas da minha geração e seguinte, porque creio que os mais novos não serão tão sensíveis à profundidade dos seus poemas e forma de os dizer.
Maria Amélia (nunca me vou esquecer porque era o nome da minha querida mãe, falecida em Março de 2010)o João Villaret nasceu em 1913. Deve ter sido confusão com o ano da sua morte.
Beijinho

Gisele Claudya disse...

Eu não o conheci pois eu era pequenina quando ele faleceu...ia fazer 1 aninho ehehehe Mas agora, com a Internet, estou passando a ter mais conhecimento sobre tudo e todos.
Obrigada
Beijocas e linda semana

Gastão de Brito e Silva disse...

Gosto muito de poesia....e muito mais de declamar... reconheço a genialidade de Vilaret, no entanto acho que ele "deu cabo" de muitos poemas, ao exagerar, inventar e gritar, muitos dos poetas que interpretou...

Pior ainda... teve seguidores em algumas das interpretações que são hoje tidas como quase inéditas...

M.A. disse...

Tété:
João Villaret marcou as gerações que o conheceram vivo, sem dúvida, mas o seu génio, cinquenta anos depois da sua morte, ainda perdura. Felizmente ficaram boas gravações suas que nos permitem, quer a nós mais velhos, quer aos mais novos continuar a desfrutar da magia que ele tinha no dizer dos seus poemas. Sinceramente não tenho dados que me permitam dizer que as gerações mais novas sejam menos sensíveis à sua arte. Obrigada pela sua chamada de atenção quanto à data. Já está rectificada. Curiosa a coincidência do nome. Pela parte que me toca "herdei-o" da minha mãe e também da minha avó. Os seus comentários serão sempre bem recebidos. Apareça sempre que queira. Abraços.

Gisele Claudya:
Julgo não me enganar dizendo ser esta a primeira vez que aparece neste blog e espero que não venha a ser a última. Se acaso foi por este modo que conheceu João Villaret congratulo-me por ter colocado este post. Procure ouvir mais poesia dita por este grande senhor e nem imagina o prazer que a espera. Volte mais vezes. Abraços.

M.A. disse...

Gastão de Brito e Silva:

Admito que possa haver quem aprecie outra forma de dizer os poemas e tem todo o direito a isso. Mas, mesmo assim, penso que este homem, teve o condão de despertar o gosto pela poesia em muita gente que nunca a procurou em livro e, de outro modo, nunca se teria apercebido dela.
Gratas pela visita.Volte sempre que queira.

Fernando disse...

Quem pode esquecer aqueles serões (ao sábado ou domingo, não me recordo bem) em que J. Villaret com as suas declamações, suas charlas, seus contos, nos pregava ao televisor?
Os salões enchiam-se para assistir ao seu programa.
Podem ouvi-lo no link:
http://jvillaret.com.sapo.pt/
Ou vêr alguns vídeos em:
http://www.rtp.pt/web/historiartp/1950/villaret.htm

Felizmente que ainda há quem traga aos Blogues a memória deste Senhor.

Gisele Claudya disse...

Hummm...digamos que cheguei aqui graças ao Fernando e, consequentemente, graças a vcs dois, passei a saber sobre este artista.
VIVA A INTERNET que nos permite aprender cada vez mais.
E um VIVA para os amigos. Afinal, o que seria de nós sem eles, né?
Mas talvez o meu defeito seja falar demais mas não me controlo: essa foto dele me assusta. Não sei pq. Se eu fosse criança, acho que eu choraria ehehehehe
Beijocas

Quica disse...

João Vilaret, contestado por uns, adorado por outros, acontece aos grandes artistas. Gostei sempre de o ouvir.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização