Como tudo começou

13/04/11

A AVÓ E A SIMECQ

(Antiga Escola Primária da Simecq)



Nas nossas andanças por este blog, começadas em Julho de 2007, já algumas recordações se vão coleccionando. E, confessamos, que o balanço de tudo o que vai chegado até nós se considera positivo.

Umas vezes pelo comentário que nos é deixado no post, outras, por contacto directo através do nosso endereço electrónico, lá vamos auscultando o sentir de quem nos lê.

Em duas ocasiões, até já tivemos a presença de parentes de alguém aqui mencionado, que além de nos virem agradecer o facto, até nos relataram alguma particularidade mais das suas vidas…Tudo isto nos é grato.

Mas, esta introdução, é apenas para vos confessar que temos mais uma curiosa historia de vida que chegou recentemente!

É a de uma senhora, chamada Teresa a quem uma vez solicitada permissão para partilhar convosco o que nos contou , prontamente, acedeu.

Passemos a transcrever então o e-mail recebido no dia 24/02/2011 e que trazia por título – “A Avó e a Simecq”. (Decidimos dar o mesmo título ao post)


«Boa noite,

Foi com grande satisfação que aqui cheguei através do vosso Blogue Cultura na Simecq.


Entrei sem ser convidada e porque visitei um vídeo publicado no blogue de um amigo a propósito do Jardim Rafael Bordalo Pinheiro, que me transportou a este cantinho e me fez reviver o passado.

Fiquei contente em saber das actividades da SIMECQ e achei engraçado contar-vos esta história. Corria o ano de 1959, mais propriamente Fevereiro e os meus pais tinham decidido mudar-se de Campo de Ourique para o Dafundo.

O problema era a filha que frequentando a 3ª classe não seria a melhor altura do ano para transitar de escola com as agravantes de mudança de ambiente e de professora.

No entanto, a mudança foi uma realidade e a procura de nova Escola também.


Embora difícil, minha mãe contactou a Simecq na pessoa da então professora Srª. D. Cecília. Não eram permitidas entradas na altura até porque o número de alunos tinha já atingido a totalidade possível para esse ano. Mas depois de grande insistência por parte da minha mãe, a senhora resolveu pôr o assunto à Direcção e fazer uma avaliação de conhecimentos à eventual nova aluna.

A matéria era, ao tempo, mais diversificada e ia já mais adiantada do que eu estava habituada. Seria necessário um grande empenho para poder acompanhar o programa. A boa vontade da Direcção e da Professora traduziram-se no consentimento e eu só tive que corresponder; ao fim de algum tempo tudo estava em conformidade com as expectativas.

Com 9 anos conheci a Simecq que me ajudou a crescer e me deu à época os conhecimentos necessários para uma aprendizagem e uma óptima Instrução Primária.

Por todas as recordações que guardo na memória, por tudo o que vivi, não consegui hoje deixar de vos contar a minha passagem por essa casa que tanto me marcou e da qual guardo as mais gratas recordações.

Continuem em frente com o êxito habitual de ensinar e ajudar a preparar para a vida seres saudáveis e bons cidadãos.

Bem hajam!»


Então leitores que me dizem a estas palavras tão simpáticas de alguém que passados tantos anos, por um simples post que leu, ao que parece, copiado daquele que o Simecq Cultura publicou em 5/04/2010 (Reveja-o clicando aqui), sentiu despoletadas as suas memórias de infância, a ponto de decidir trazê-las até nós?

Mas tudo não ficou por aqui, sabem?

Da parte do blog, como a boa educação determina, houve uma resposta e, dias passados, estava esta nossa antiga aluna a assistir ao espectáculo de teatro que decorre, todos os sábados, no bonito salão nobre da Simecq!

Emocionada, segundo nos confessou por tudo que foi revivendo e, mais ainda, pelo facto de ter ali reencontrado uma antiga colega!

Está também já prevista uma visita guiada às instalações da Simecq que a nossa amiga Francisca faz questão de conduzir.

A data ficou apenas dependente da disponibilidade da Teresa.

Pela informação que a mesma nos deu, se entre quem nos lê alguém se recordar da “Teresa do Bairro de S. Mateus” identificará a pessoa de quem estivemos a falar.


E pronto leitores, cinquenta e dois anos depois, a Teresa esteve de volta à Simecq. Sinceramente desejamos que muitas mais visitas ela venha a fazer a esta Colectividade.
M.A.

4 comentários:

Tété disse...

Ainda tive oportunidade de vir aqui e agora para vos dizer mais uma vez muito obrigada pela vossa gentileza e carinho.
Espero poder ter brevemente a disponibilidade de vos fazer a tão desejada visita.
Abraços apertados da
Teresa - "A Avó da Simecq"

Fatima disse...

A SIMECQ bem ao seu jeito
vai juntando os amigos
não queremos perder um único
queremo-los todos bem unidos!


Até a avó Teresa
que em menina aqui passou
se veio juntar ao grupo
e tanto que ela gostou!

Quica disse...

O convite para uma visita guiada à SIMECQ, mantém-se. A avó Teresa não vai dar por mal empregue o passeio pelas instalações desta Colectividade.

Muito diferente do seu tempo de escola, mas continua com o mesmo espírito associativo. Assim que tenha disponibilidade, estarei com muito gosto à sua espera.

M.A. disse...

Tété:

Na família Simecq, quem chega tem sempre lugar!

Fátima:
A veia poética sempre em forma!

Quica:
Pois, como "abelha mestra" da colmeia, compete-lhe fazer as honras da casa!

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização