Como tudo começou

19/05/11

JEAN-PIERRE AUGIER – ESCULTOR DO FERRO



Apresento-vos hoje um escultor, nascido em 1941, em Nice e que tem o seu attelier, agora, em Saint-Antoine-de-Siga, situado entre Levens e Saint-Blaise, (Alpes Marítimos).
Ainda criança já aproveitava os diferentes materiais que encontrava para as suas criações. Mas, só a partir de 1963, altura em que aprendeu a soldar passou a dedicar-se mais a trabalhar o ferro nas suas obras.

Velhos objectos deitados fora, ou ferramentas já sem préstimo, por exemplo, sob a sua inspiração e com o jeito das suas mãos, transformam-se em peças de rara beleza.
Os temas são os mais variados:_ A mulher, o casal, a maternidade, a mitologia, tudo aparece representado por si, com um sentido estético e uma expressão artística impressionantes.

Ele tem vindo a expor não só em vários locais de França, Paris incluído, mas, igualmente, em Nova Iorque, Luxemburgo, Bélgica, Alemanha e Suiça.
Afirmam que a sua obra se apoia em quatro pontos cardeais: _A graça, o movimento, a ternura e o humor e, alguém as definiu também como «um convite que nos é feito para um olhar sereno sobre os homens, a natureza e as coisas».




O vídeo que trazemos tem por título “Os amantes” e atrevo-me a dizer que muito difícil será que não nos deixemos enlevar pelo romantismo que transpira de cada uma das imagens mostradas. Julguem por vós.
(Texto escrito a partir de pesquisa feita na Net , onde fomos também buscar a foto do artista que abre o post.)
M.A

Sem comentários:

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização