Como tudo começou

27/08/11

A FILOSOFIA DO FRASCO DA MAYONNAISE




Quando achardes as coisas que acontecem na vida a pesar demasiado, quando as 24 horas do dia parecerem insuficientes para levar a cabo todas as tarefas que tendes para fazer, talvez ajude a lembrança deste frasco da mayonnaise.


Um professor, começou a sua aula de filosofia pegando num frasco grande, de mayonnaise e, sem dizer uma palavra, esvaziou-o e encheu-o com bolas de pingue-pongue.

A seguir perguntou aos alunos se o frasco estava cheio. Os estudantes responderam afirmativamente.

Então, o professor pegou numa caixa cheia de caricas e meteu umas tantas no frasco. As caricas logo encheram os espaços vazios entre as bolas de pingue-pongue.
O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles, de novo responderam que sim.

Desta vez...o professor pegou noutra caixa...esta cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco. Claro que a areia ocupou todosos espaços vazios e, uma vez mais, o professor perguntou se o frasco estava cheio. Os estudantes voltaram a responder, em coro, que sim.

Nessa altura o professor acrescentou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco e logo o líquido preencheu todos os espaços vazios entre a areia, caricas e bolas. Os estudantes, nesta ocasião começaram a rir...mas, o professor manteve-se sério e calado. Só passados uns instantes a sua voz se fez ouvir:

_Quero que se dêem conta que este frasco pode representar a vida. As bolas de pingue-pongue são as coisas importantes, como sejam a família, os filhos, a saúde, os amigos, tudo o que vos apaixona. São coisas que, quando as conseguimos conservar, ainda que tudo o resto se perca, preenchem a nossa vida e ela continuará cheia. As caricas são outras coisas que igualmente importam, tais como: o trabalho, a casa, o carro, etc. A areia simboliza tudo o resto, isto é, as pequenas coisas. Assim, se colocamos a areia no frasco, em primeiro lugar, já não sobrará espaço para as caricas nem para as bolas de pingue-pongue.O mesmo acontece na vida. Quando desperdiçarmos todo o nosso tempo e energia com ninharias não teremos espaço, depois, para as coisas realmente importantes. Primeiro que tudo dêem atenção às coisas que são cruciais para a vossa Felicidade. Estabeleçam as vossas prioridades e…o resto é só areia!

Neste momento um dos alunos levantou a mão e perguntou: _E o que representa afinal o café?Sorrindo, o professor respondeu:
_Bom…o café aparece aqui para demonstrar que, mesmo estando a vossa vida extremamente ocupada devereis sempre reservar algum tempo para um café e uma conversa amena com um amigo!

Engenhosa a forma encontrada pelo professor para, levar os seus alunos a reflectirem e decidirem sobre algumas normas que os poderiam ajudar nas suas vidas.


Até breve, leitores. Esta história apareceu-me num e-mail e achei interessante partilhá-la convosco.

M.A.

2 comentários:

* J Pinto disse...

É uma história deliciosa, cheia de sabedoria! Quanta pedagogia!!!

Quica disse...

Bem aplicada à vida.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização