Como tudo começou

01/08/11

FRASCOS CHINESES PARA TABACO OU RAPÉ




Abre este post uma foto que fiz, algum tempo atrás, no Museu do Oriente, em Lisboa e, que mostra alguns dos frascos de rapé, de uma colecção doada por Manuel Teixeira Gomes. Sei que outra parte desta colecção, ( 88 frascos) está em Coimbra, no Museu Nacional Machado de Castro. Diz-se, que o conjunto reunido por este senhor constituía a segunda maior colecção da Europa.
Para quem não se recorde, o mencionado coleccionador foi o nosso 7º. Presidente da Primeira República (27-05-1860/18-10-1941).


Segundo apuramos a introdução do tabaco, na China, terá sido feita pelos viajantes da Europa Ocidental, na segunda metade do Século XVI. Fumar tabaco era, então, ilegal mas, uma vez moído e usado inalado, considerava-se que deste modo… os seus fins eram medicinais!

No princípio, seria guardado em caixas mas, dado o efeito que a humidade produzia nele, passaram a utilizar frascos por eles permitirem uma melhor conservação. Alguns deles tinham até, presa à tampa, uma pequena colher para retirar o pó do interior.


Esta moda do uso do “pó de inalar” difundiu-se rapidamente entre as classes elevadas, tornando-se mesmo um hábito de cortesia a oferta da pitada de tabaco à visita que chegava.

Assim, estes frascos foram-se tornando cada vez mais sofisticados, transformando-se, a pouco e pouco, em pequenas obras de arte. Os materiais escolhidos para o seu fabrico foram, desde o vidro vulgar ao cristal mais fino, passando por variadas e coloridas pedras e porcelanas, metais preciosos, etc. Foram, igualmente, motivo de inspiração para muitos artistas, que os decoraram com desenhos, pinturas, esmaltes, elaborados trabalhos de cinzel, etc., etc.




Ficou famosa uma importante colecção que reuniu mais de 1700 destes frascos, avaliada em 20 milhões de libras, pertença do casal George e Mary Bloch,. Em Maio de 2010, o jornal inglês Sunday Times anunciou a sua venda, dividida em dez leilões, que se prolongariam por cinco anos. O primeiro lote, composto por 140 frascos, estimou-se então em 250 000 libras.


Porque me chegou às mãos este vídeo, sobre o assunto em questão, resolvi partilhá-lo convosco. Oxalá tenham gostado.M.A.

Sem comentários:

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização