Como tudo começou

15/08/11

RESPEITO E CARINHO PARA COM OS ANIMAIS



Férias, para os humanos significam tempo de lazer, descontracção e bem estar enquanto que, para alguns animais domésticos, nomeadamente cães e gatos é a época do ano em que são deixados ao abandono, sem dó nem piedade. Não dá para entender a desumanidade da gente que assim se descarta dos bichos que tem em casa!


Já vos contei, em 2008, a história da Zara e do Sting, dois canitos que vieram do Alentejo depois de resgatados de um caixote do lixo onde haviam sido deixados, recém-nascidos, com mais cinco irmãos, para morrerem à fome e ao frio. Este, foi um dos poucos episódios em que “a fada madrinha dos quatro patas” estava por perto e, com a sua varinha de condão interferiu para que aparecessem donos, julgo que para todos eles. Desta vez, o que começou mal veio a resolver-se. Pelo menos estes dois mencionados vos posso dizer que estão cheios de vigor e alegria e correspondem, com uma dedicação sem limites, ao carinho que os donos lhes dispensam. Sou testemunha disso e, frequentemente, usufruo também, do prazer das suas traquinices. Se quiser recordar os pormenores desta história só têm que clicar aqui e aqui.

Hoje trago dois outros exemplos em que fica, bem expresso, o respeito tido pelos humanos, desta vez em relação a dois casais de passarinhos que escolheram fazer o ninho em locais pouco usuais.
Na primeira imagens, um soldado mostra a cena com que deparou ao abrir o capot do seu carro, deixado estacionado, pelo menos o tempo suficiente para um casal de passarinhos aí instalar o seu lar. O ar sorridente do militar faz-nos acreditar que vai mesmo esperar que as crias cresçam e se vão embora para, só então, voltar a usar o veículo.


Na segunda foto, também um casal de aves escolheu fazer o ninho num lugar pouco convencional, um recipiente de rua, destinado a recolher pontas de cigarro. Desta vez, alguém se preocupou mesmo em colocar um aviso no dito recipiente:
POR FAVOR NÃO USE ESTE CINZEIRO. PRESENTEMENTE HÁ “PEITOS AZUIS” NIDIFICANDO AQUI E AGRADECÍAMOS QUE COLOCASSE O SEU CIGARRO NO RECIPIENTE ABAIXO.
São situações destas que nos fazem acreditar que, no mundo conturbado onde vivemos, nem tudo está perdido. Pontualmente, ainda surgem sentimentos de solidariedade que se manifestam por seres como estes, sem dúvida os mais fragilizados.
Boas férias, leitores e, por favor, não permitam que os vossos animais domésticos conheçam e sofram as agruras do abandono.
M.A.

1 comentário:

Quica disse...

Duas almas caridosas. Bem hajam!

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização