Como tudo começou

22/09/11

O CORO DOS ESCRAVOS, DE GIUSEPPE VERDI





Mesmo que nas nossas veias não corra sangue italiano sempre nos emocionaremos com esta obra maravilhosa de VERDI, o eterno “VA PENSIERO”. (Vanderlei Zarpellon)




PROTESTO ITALIANO ... " VÁ PENSIERO"


Maravilhoso e emocionante momento de protesto do povo italiano ,liderado pelo maestro Ricardo Mutti , no Teatro da Ópera de Roma .

O facto aconteceu durante a apresentação da Ópera Nabuco , de Verdi ,em 12 de março de 2011 , na presença de Berlusconi ( 1º Ministro da Itália), da ária " Vá Pensiero" , a qual sempre foi considerada um 2ºHino Nacional Italiano.

Já no século XIX serviu de protesto à ocupação austríaca do norte da Itália , aquando da visita dos Imperadores Austríacos a Veneza, da até hoje famosa Imperatriz Sissie e seu esposo que tiveram que escutar toda a plateia do Teatro Fenix cantar , emocionada , " Vá Pensiero".

Leiam os comentários antes de abrir o link que nos brinda com um estupendo, quiçá histórico, momento de performance musical e revolta cultural, diante dos desgovernos, prevaricações e falta de lideranças, não só na Itália , mas no mundo, como um todo.

Um momento intenso de emoção para os apaixonados pela liberdade.


No último dia 12 de março a Itália festejava os 150 anos de sua criação, ocasião em que a Ópera de Roma apresentou a ópera Nabucco de G. Verdi, símbolo da unificação do país, que invocava a escravidão dos Judeus na Babilônia, uma obra não só musical mas, também, política , à época em que a Itália estava sujeita ao império dos Habsburgos (1840).

Sylvio Berlusconi assistia, pessoalmente, à apresentação, que era dirigida pelo maestro Ricardo Mutti.

Antes da Apresentação, o Prefeito de Roma, Gianni Alemanno - ex-ministro do governo Berlusconi - discursou, protestando contra os cortes nas verbas da cultura, o que contribuiu para politizar o evento. Como Mutti declararia ao TIME, houve, já de início, uma invulgar ovação, clima que se transformou numa verdadeira «noite de revolução» quando sentiu uma atmosfera de tensão ao se iniciar os acordes do coral « Va Pensiero » o famoso hino contra a dominação.


« Há situações que não se podem descrever, mas apenas sentir ; o silêncio absoluto do público, na expectativa do hino; o clima que se transforma em fervor, aos primeiros acordes do mesmo". A reacção visceral do público quando o coro entoa ‘Ó minha pátria,tão bela e perdida! ‘

Ao terminar o hino, os aplausos da plateia interrompem a ópera e o público manifesta-se com gritos de «bis», «viva Itália », «viva Verdi» . Das galerias são lançados papéis commensagens políticas.

Não sendo usual dar bis durante uma ópera, ( e embora Mutti já o tenha feito uma vez em 1986, no teatro Scala,de Milão ) , o maestro hesitou pois, como ele depois disse : «não cabia um simples bis; havia de ter um propósito particular».

Dado que o público já havia revelado seu sentimento patriótico, fez com que o maestro se voltasse no estrado e encarasse o público, e com ele o próprio Berlusconi.

Fazendo-se silêncio, pronunciou-se da seguinte forma, e reagindo a um grito de «longa vida à Itália» disse:RICCARDO MUTTI :


«Sim, longa vida à Itália mas ... [aplausos]. Não tenho mais 30 anos e já vivi a minha vida, mas como um italiano que percorreu o mundo, tenho vergonha do que se passa no meu país. Portanto aquiesço a vosso pedido de bis para o "Vá Pensiero". Isto não se deve apenas à alegria patriótica que senti em todos, mas porque nesta noite, enquanto eu dirigia o coro que cantava ‘Ó meu pais, belo e perdido’, eu pensava que a continuarmos assim mataremos a cultura sobre a qual assenta a história da Itália. Neste caso, nós, a nossa pátria, será verdadeiramente ‘bela e perdida'. [aplausos retumbantes, incluindo os artistas da peça] Reina aqui um ‘clima italiano’; eu, Mutti , calei-me por longos anos. Gostaria agora...nós deveríamos dar sentido à este canto; Como estamos em nossa casa, o teatro da capital, e com um coro que cantou magnificamente, e que é magnificamente acompanhado, se for de vosso agrado, proponho que todos se juntem a nós para cantarmos juntos »

Foi assim que Mutti convidou o público a cantar o Coro dos Escravos.

As pessoas levantaram-se.

Toda a ópera de Roma se levantou... O coral também se levantou.

Foi um momento magnífico na ópera ! Vê-se, também,o pranto dos artistas.


Aquela noite não foi apenas uma apresentação do Nabuco mas, sobretudo,uma declaração do teatro da capital dirigida aos políticos.

AGORA NÃO DEIXEM DE VER E OUVIR TUDO ISTO CLICANDO AQUI


Nota da autora deste post:-Recebi isto num e-mail e acharia imperdoável não o partilhar com os leitores. M.A.

1 comentário:

Quica disse...

É linda esta música, não me canso de a ouvir.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização