Como tudo começou

04/10/11

TERREMOTOS

Gravura alusiva ao terremoto de 1775, em Lisboa






Julgo que qualquer de nós se impressiona ao ouvir esta palavra, pois ela logo nos faz vir à mente recordações desagradáveis!
Volta e meia os jornais e outros meios de comunicação referem a ocorrência, em qualquer ponto do globo, de um fenómeno destes, frequentemente acompanhado de um número bastante alargado de estragos materiais e perda de vidas.
Estes abalos sísmicos são classificados em diversos graus das escalas de Richter ou Mercali e aparecem igualmente seguidos dos chamados tsunamis que têm, na língua portuguesa, a tradução de maremotos.
Portugal teve na sua história, precisamente em 1 de Novembro de 1775, um terrível terremoto que quase destruiu Lisboa a arredores. A ele se seguiu um grande maremoto e incêndios , igualmente devastadores. Esta enorme tragédia veio a dar origem à principal obra do Marquês de Pombal que foi a reconstrução da nossa capital, no traçado que ainda mantém, no seu centro, a designação curiosa de “Baixa Pombalina”.
Mas, penso que todos nós gostaremos, por certo, de saber um pouco mais sobre estes fenómenos e, em especial, o que os provoca. Portanto, como me chegou às mãos informação bastante acessível e pormenorizada sobre o assunto eu achei que deveria partilhá-la convosco. Daí o convidar-vos, caros leitores, a fazerdes o habitual clicar aqui. Depois, bastará ir clicando nas setas para ir aparecendo todo o texto. Embora ele esteja em espanhol, parece-me que será fácil entender o seu conteúdo.
Espero que o assunto de hoje, pela importância de que se reveste, mereça o vosso interesse.

M.A.

2 comentários:

Quica disse...

Interessante esta explicação dos fenómenos sísmicos.

Nós estamos numa zona propicia a esse flagelo. Espero que que as placas estejam quietinhas por milhares de anos.

M.A. disse...

Eu também gostaria que "as ditas" se mantivessem quietinhas até por todo o sempre!
Confesso, sem vergonha alguma, que é das coisas de que tenho mais medo na vida!
Gratas pela visita. Volte sempre.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização