Como tudo começou

11/11/11

CORAÇÃO DO MANUÉ SECO (Catulo da Paixão Cearense)



Em 10 de Maio de 2008 falei aqui no blog de Catulo da Paixão Cearense, trazendo como amostra da sua poesia sertaneja “ O Luar do Sertão”, que muita gente, por certo, já ouviu cantar.


Hoje, por qualquer razão que não sei explicar, acordei recordando um outro poema seu que li, pela primeira vez, ainda criança, numa Eva publicada num Natal.

Foi um poema que, na altura, me impressionou e que, curiosamente, ainda hoje, partes dele consigo dizer de cor.

Na pesquisa que fiz na Net não o consegui encontrar completo mas, apenas a sua parte final, declamada magistralmente por Ronaldo Boldrin. Convicta de que ides gostar, convido-vos, leitores, a ouvi-lo clicando aqui. Ele é dito ao jeito do linguajar característico dos caboclos, justamente como Catulo costuma escrever a sua poesia. Se acaso tiverdes também possibilidade de ler este poema na integra não deixeis de o fazer.
M.A.

1 comentário:

Semana do Catullo disse...

Solicito, cordialmente, que analise a possiblidade de aderir ao Evento Nacional, " Semana do catullo", produzindo espetáculo, ajudando a divulgar, participando de um sarau, recital, ....


“Semana do Catullo” de 04 à 11 de outubro de 2012.

Evento Nacional com Ações Culturais Obra de Catullo da Paixão Cearense.
... A Obra de Catullo abrange Música, Literatura, Teatro e Cinema possibilitando inclusive Espetáculos de Artes Integradas.
Para receber material Biográfico e Literário de Catullo da Paixão Cearense, bem como textos que podem servir de base a produção de espetáculos, saraus, recitais, peças teatrais, musicais..., envie email de confirmação ao evento para:
semanadocatullo@gmail.com

Justificativa e Relevância Cultural

Catullo da Paixão Cearense, foi o civilizador do Violão, instrumento altamente rejeitado, nos lares mais modestos, Catullo, o introduziu nos salões nobres, mudando definitivamente a história da Musica Popular Brasileira.
Autor do Primeiro Chôro a ser Gravado ( Flôr Amorosa), Precursor do Modernismo, criador de um estilo literário genuinamente brasileiro.
Foi considerado um cantor único e completo, recebeu críticas extremamente favoráveis, tanto no que diz respeito ao seu timbre , quanto a dicção, bem como interpretação e repertório.
Como organizador e poeta reuniu coleções de Lundus, modinhas e cançonetas ( incluindo diversos poemas de sua autoria), que além de raríssimo registro histórico, foram a delícia de gerações.
Poeta de um estro único e de uma capacidade filosófica rara, atingiu com a mesma intensidade o mais modesto cidadão e a elite intelectual; seus livros foram um sucesso após outro e Catullo crescia em popularidade .
Escreveu ,ao todo, 26 Obras; Cantou o Sertão, o Amor à Mulher, a Natureza.
Como Professor, desenvolveu um método de alfabetização, com o qual teve êxito em sua empresa, de alfabetizar adultos e jovens; atirava aos alunos letras coloridas e recortadas em papel cartão, o que tornava a aula lúdica e atrativa.
Compôs centenas de letras, dentre elas: Luar do Sertão, Ontem ao Luar, Cabôca D’icaxangá, Flor de Maracujá, Vai Oh meu Amor ao campo Santo! ...
Traduziu clássicos da literatura francesa, espanhola com uma fidelidade que impressionava os próprios autores como por exemplo: Salvador Rueda.
Catullo o maior Poeta do Brasil, e o mais Brasileiro dos Poetas, recebeu todas as glórias em vida; a Obra de Catullo ficou durante muitos anos fora do mercado editorial, fato que privou as gerações mais recentes de conhecê-la.
Devido a relevância Cultural da Obra de Catullo da Paixão Cearense, O Resgate que será o resultado desta Adesão será, sem dúvida, um grande feito pela preservação e valorização da cultura nacional e de uma obra riquíssima em imagens, filosofia e beleza.
semanadocatullo@gmail.com
Ver mais

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização