Como tudo começou

09/12/11

QUANDO NÃO PUDERES CONTROLAR O VENTO, AJUSTA AS TUAS VELAS





A frase que dá o título ao post de hoje é uma sugestão que nos é dada, um convite a modificar e ajustar a nossa atitude perante realidades que nos ultrapassem e não esteja na nossa mão resolver. Encontrei-a num e-mail que recebi, onde é contado um episódio curioso que, eventualmente, terá acontecido no Parque Nacional de Yelowstone, nos Estados Unidos.


Se emprego a palavra “eventualmente” é porque, na pesquisa feita, não consegui encontrar nada que me garantisse a veracidade deste relato. A história é interessante, portanto resolvi fazer dela um post para o blog , deixando ao leitor o critério de a aceitar como verdadeira ou não.
Entretanto, se quiser saber mais sobre o famoso parque que neste apontamento é mencionado queira clicar aqui.


Sobre a história de hoje, diz-se que, após ter lavrado um incêndio no parque mencionado, alguns guardas florestais foram percorrê-lo, a pé, no intuito de avaliarem os estragos sofridos. Durante o percurso, chegaram, às tantas a uma parte mais elevada, já de montanha, bastante menos arborizada.
Uma vez aí, algo despertou a sua atenção, perto do tronco de uma árvore queimada. Era um bloco em cinzas mas onde era ainda visível o formato de uma ave, animal ali apanhado pelas chamas. Um dos guardas, num gesto casual, bateu-lhe com a vara que levava na mão e, para espanto de todos, com o desfazer da cinza viram sair, a correr, debaixo daquelas asas calcinadas três filhotes minúsculos!
Presume-se que aquela Mãe Coragem, apercebendo-se do desastre iminente, terá reunido os filhos, conduzindo-os, por instinto, para a parte mais alta onde o fumo seria menos intenso e, portanto, menos tóxico. Depois, protegendo-os sob as suas asas, ali permaneceu firme, acabando mesmo por perder a vida.
Sem dúvida que ela, sozinha, teria podido voar para longe do perigo, mas o instinto maternal foi mais forte e, não abandonou as suas crias, conseguindo além disso, agir de forma a que lhe sobrevivessem.
No e-mail recebido, quem o escreveu acrescentou-lhe o Salmo 91:4 da Bíblia Sagrada – “Ele te cobre com as suas penas e debaixo das suas asas encontras refúgio.
Quem vier ler esta história irá reflectir sobre ela, consoante a sua sensibilidade e, se crente, também, como parece ser quem escreveu o e-mail, por caminhos bem mais longos poderá encaminhar ainda a sua reflexão.
Por mim, com este post, presto a minha homenagem a este ser irracional que se comportou com tanta abnegação. E fico a pensar que sublime lição esta, para todos nós, humanos…

M.A.

1 comentário:

Quica disse...

O instinto maternal é muito forte, há aberrações na natureza, mas felizmente estão em minoria.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização