Como tudo começou

01/01/12

1 DE JANEIRO, DIA MUNDIAL DA PAZ




No dia 1 de Janeiro de cada ano, celebra-se o DIA MUNDIAL DA PAZ e, pela ONU, desde 1968, este dia foi escolhido igualmente, como o DIA DA CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL. Julgo que ambas as designações se enquadram no sentido da Paz e nas aspirações comuns de um mundo mais são e mais justo, para toda a humanidade.
Renovamos em cada ano que começa votos de que tudo se modifique para melhor, num conjunto de esperanças, as mais variadas. Depois, os meses sucedem-se e, quando chega de novo o 31 de Dezembro, olhamos para os 365 dias anteriores e verificamos que coisas boas e menos boas aconteceram, como, afinal, é normal suceder …
Li, um dia, o pensamento de alguém que comentava:
O ano tem 365 dias e apenas um dedicado à Paz! Que pena!
Faço minhas estas palavras, também eu digo que isso é uma pena pois, bem gostaria que em todos os dia do ano, por todo o planeta, a Paz fosse uma realidade …







Como tema para este post escolhi a figura de S. Francisco de Assis, um homem que abandonou a vida mundana para, se votar, inteiramente aos mais desfavorecidos e publico o seu «Canto», também conhecido como «Oração da Paz».
Nada melhor que ler as suas palavras e, formarmos o propósito, de orientarmos por elas, tanto quanto nos seja possível, o dia a dia da nossa vida, neste 2012 que hoje começa. Que cada um nunca negue o seu contributo em favor desta causa.


Canto: Oração de São Francisco
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor.

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.

Onde houver discórdia, que eu leve a união.

Onde houver dúvida, que eu leve a fé.

Onde houver erro, que eu leve a verdade.

Onde houver desespero, que eu leve a esperança.

Onde houver tristeza, que eu leve alegria.

Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre,fazei que eu procure mais, consolar que ser consolado,

compreender que ser compreendido, amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado
e é morrendo que se vive para a vida eterna...



Fiquem em Paz, caros leitores. Para todos desejamos o melhor, neste 2012, que hoje se inicia.M.A.

Sem comentários:

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização