Como tudo começou

28/07/12

ESTAÇÃO DE METRO DO AEROPORTO DE LISBOA




No passado dia 17 de Julho foi inaugurado mais um troço do metro de Lisboa, com a extensão de 3,3 Klm, para ligar a estação do Oriente à do  Aeroporto.
Foi em 1959 que se inauguraram os primeiros 6,5  Klm do Metropolitano de Lisboa e, hoje, com esta 55ª  estação, perfazem-se já 43 Klm de carril, o que traduz 7 vezes mais na expansão do seu percurso, nas suas quatro linhas:  A Azul, simbolizada por uma Gaivota, A Verde por uma Caravela, a Amarela por um Girassol e a Vermelha por uma Rosa dos Ventos.
Na construção de todas as estações, além do que dizia respeito à sua funcionalidade foi sempre privilegiada, também  a decoração do espaço das mesmas e dos seus acessos. Os temas foram sendo os mais variados e também diversificados  os  artistas escolhidos para os executar.
Desta vez, na estação do Aeroporto, interveio o cartoonista António com os seus desenhos carregados de expressão e bom humor.
 Ele ali deixou, em jeito de caricatura, retratadas inúmeras figuras portuguesas que se distinguiram no campo das letras, das ciências, da música, do teatro e cinema, da política, etc. Qualquer visitante estrangeiro que por ali passe tem logo a recebê-lo este conjunto de personagens que começarão, acredito, por lhe  despertar um sorriso.
 Identificá-las e conhecer mais sobre as suas vidas poderá vir a acontecer, também,  no decorrer da estada no nosso país.
 Com muita pena minha, ainda não tive oportunidade de ir à estação do Aeroporto ver e fazer fotos destes painéis, mas, dada a vontade que tinha de o mais cedo possível falar deles aos nossos leitores, resolvi aproveitar as belíssimas imagens encontradas no blog  “PARA MIM TANTO FAZ”, do jornalista Frederico Duarte Carvalho para as incluir neste pequeno apontamento. Peço portanto que cliqueis aqui para poderdes usufruir  dos 48 desenhos do cartoonista António. Espero que gostem deles, tal como aconteceu comigo.
M.A.

1 comentário:

Quica disse...

Muito original, Também estou com
curiosidade de ver os trabalhos
deste cartoonista.

O semanário expresso, publicava todas as semanas uma caricatura do António, a minha distracção era em primeiro lugar descobrir quem era a personagem, em segundo lugar observar os traços do desenho.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização