Como tudo começou

15/11/12

AGUARELAS DA MARIA LUISA





 Em 19-04-2009  fizemos aqui a divulgação das aguarelas da Maria Luísa Seixas Azevedo, expostas, nessa altura, em Oeiras. Para quem disso não se lembre ou, para quem, estando a visitar-nos pela primeira vez deseje ver a informação de então, faça favor de clicar aqui.

Hoje, no mesmo local, encontra-se um novo conjunto das bonitas obras desta artista e, olhando-as, de novo o visitante é transportado a um mundo encantado. As cores e os temas reflectem, mais uma vez,  todo aqueles sonhos e recordações da ‘menina que, atrevo-me a dizer, ela nunca deixou de ser’. As crianças e as figuras femininas prevalecem como personagens principais dos seus quadros e, em todas elas, a Maria Luísa coloca  pequenos pormenores que nos prendem  a atenção.



São os chapéus de papel ou as espadas de pau  com que os rapazinhos gostavam de brincar; as bonecas e os vestidos  com laçarotes e folhos,  das meninas, ao jeito da moda de algumas décadas atrás; por vezes uma flor ou um fruto entalado nos lábios ou uma borboleta pousada numa cabecita e, sempre, sempre,  um par de enormes e expressivos olhos em todos os rostos.

Temos, pela primeira vez, aguarelas de cariz religioso. Há, por exemplo, um senhor prior numa visita Pascal, e uma N. Senhora rodeada de anjinhos de carinhas  papudas e rosadas. Anexei, neste post algumas imagens das obras expostas como convite a uma ida à exposição.


Estas aguarelas, agrupadas na parede daquela  sala do 1º andar do Edifício do Centro de Apoio Social das Forças Armadas, em Oeiras, onde estarão até dia 22 p.f.,  formam uma enorme e  alegre mancha colorida e levaram-me a  reflectir sobre a vida desta senhora, que tanto me honra com a sua amizade.


Foi ainda menina que lhe nasceu o gosto de desenhar e pintar e, os mestres que teve, incentivaram-na a prosseguir nesse sentido. Penso que se o tivesse feito, com facilidade faria carreira como aguarelista ou, quem sabe, poderia vir a evidenciar-se como ilustradora de livros infantis. Mas, decorreram anos e, circunstâncias várias, associadas às exigências de uma vida de esposa e mãe, acabariam por se  sobrepôr a estas hipóteses…
Mais tempo passou e, já em 2009, um outro conjunto de circunstâncias  proporcionou, desta vez,  felizmente para todos nós, que a Maria Luísa, (já então uma bonita avó)  tivesse a oportunidade de dar a conhecer o que sabe fazer, não apenas com  seus pincéis e tintas mas, sobretudo, com toda a sua imaginação e grande  sensibilidade!

Termino este breve apontamento, dizendo-lhe que  é hora  de começar a preparar a próxima exposição! Até sempre  e... muitas felicidades, Amiga!
M.A.

3 comentários:

Anónimo disse...

Antes de mais os meus parabéns à Maria Luisa pelas suas belas pinturas.

Um abraço especial à M.A. que além de amiga da pintora, é uma excelente escritora de factos e sentimentos.

Já tinha saudades de ver aqui no blog os seus fantásticos posts.

Aguardo a próxima exposição da Maria Luisa, e os próximos posts da M.A

Beijos às duas!

Fátima Camilo

Quica disse...


São lindas e angelicais as pinturas da Maria Luísa, terei muito gosto em visitar a exposição, aliás fui ver a anterior, no mesmo local onde decorre esta.

Com uma amiga como a Maria Amélia, a incentivar o gosto pela pintura, é impossível não aparecer obra.

Às duas um grande beijinho por nos fazerem acreditar que afinal o que é belo existe.

Anónimo disse...

Fui ver a exposição e as obras da Maria Luisa.
São ainda mais bonitas ao vivo.
Parabéns Maria Luisa. Continue.
Um grande abraço
Fátima Camilo

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização