Como tudo começou

22/11/12

CROMOS “OS BICHOS”


Quando eu era ainda uma garota e andava na escola primária dei conta de, às tantas, os meus irmãos, um pouco  mais velhos do que eu, andarem entusiasmados a coleccionar cromos dos jogadores de futebol. Os cromos vendiam-se num quiosque lá da terra e vinham enrolados junto com uns  rebuçados de qualidade bem duvidosa…. Acontecia que, a maior parte das vezes o açúcar dos rebuçados derretia e lambuzava todo o conjunto. Era então necessário  despegar os  cromos e fazer-lhes  uma limpeza antes de colar na caderneta. Uma vez preenchida esta o prémio era uma bola de futebol, feita com segmentos de  cabedal, cosidos entre si,  como era uso na altura.
Mas, também a qualidade deste prémio deixava muito  a desejar  porque, a que calhou aos meus irmãos, pouco resistiu aos chutos que lhe foram dados…
Estas recordações surgiram, agora, após ter recebido, de um amigo, esta colecção de cromos que mostro  hoje.








Trata-se de uma edição da Fábrica de Confeitaria Victória, do Porto que, ao que parece teve bastante fama com as colecções que ofereceu à miudagem.
Da colecção “Os Bichos” que é a que aqui trago julgo ter havido duas edições, uma surgida nos anos quarenta e outra entre  fim dos anos sessenta e princípio dos anos setenta. Pela pesquisa feita li que a totalidade seria de 200 cromos o que me levou a concluir que esta foi então  a primeira metade da colecção.
Como curiosidade, em 3-3-2010, andando eu a deambular pelo Porto, pelas imediações da Rua da Victória, junto à Igreja Paroquial da N.S. da Victória dei, justamente, com a fachada da Fábrica dos Rebuçados Victória, já em ruínas, mas onde ainda se via um qualquer letreiro com o nome. Penso  ter feito fotografias mas,  embora as tivesse procurado, não as encontrei.
Espero que achem graça a mais esta velharia.
M.A.

1 comentário:

Quica disse...



Uma excelente ideia para a criançada aprender a variedade de bichos que existem no nosso planeta.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização