Como tudo começou

29/01/13

RECORDANDO JAIME NEVES




Morreu o Major General Jaime Neves.
A comunicação social, nos vários meios de difusão já se encarregou de falar bastante desta personalidade e da sua actuação, quer no 25 de Abril de 1974, quer no 25 de Novembro de 1975. As opiniões sobre ele divergem, como é de esperar, consoante a cor política de quem  fala deste homem. O rolar do tempo, melhor do que o juízo dos homens o julgará e lhe dará, na história, o lugar a que tem direito.

Nunca o conheci pessoalmente mas, entre amigos, sempre houve conversas em que dele ouvia falar, muito especial,  durante aqueles  anos conturbados de 74/75.
E, como a história se faz de episódios, grandes e pequenos,  decidi hoje recordar um, passado com este oficial  que, na altura, muito  me divertiu. Ainda hoje eu lamento não  ter assistido a esta cena!…
O próprio Jaime Neves referiu  aquilo que irei contar, numa entrevista dada  à Revista Tabu do Jornal “O Sol”, em 2/5/2009. Poderá ler, na integra, a dita entrevista clicando aqui.

Estava ele nos Comandos, julgo que em 1975,  quando teve conhecimento de que um certo número de deficientes estaria a sequestrar o Governo, manifestando-se em cadeiras de rodas e foi-lhe pedido que interviesse. A seguir,  serão as  exactas palavras de Jaime Neves que irei transcrever:

_”Fui, num jip civil e vi a manifestação. Fui ter com os meus condutores das duas Companhias de Comandos e disse: _Vamos descer em segunda  e quero o máximo de rateres. Eles não eram nada deficientes e, quando viram as chaimites, levantaram-se e desataram a correr. Largaram tudo. Eu carreguei duas camionetas com as cadeiras de rodas e as próteses, para a Amadora. Fiz um aviso na rádio a todos que as quisessem. Em 15 minutos levaram tudo”.

Bom, caros leitores, se desconheciam este episódio,  que comentário se vos oferece fazer?

Todos nós conhecemos uma passagem da Bíblia que nos descreve o milagre  da ressurreição de Lázaro.
Jesus Cristo, terá sido procurado por uma pobre e desolada viúva que lhe disse ter falecido seu filho, único amparo que tinha.
Jesus, dirigiu-se ao sepulcro do Lázaro e disse-lhe: “Levanta-te e anda”! E nesse mesmo momento o milagre deu-se e o defunto ressuscitou.
Ora, no caso anterior, temos que admitir que mesmo  não estando presente Jesus Cristo, 'algum outro fenómeno terá  ocorrido', para aqueles deficientes terem recuperado tão prontamente os seus movimentos!...
E eu e  todos vós, claro que  nos congratulamos se, por fim,  aquelas cadeiras e próteses foram realmente parar ao local certo, beneficiando quem delas precisava e talvez não tivesse meios para as adquirir…
E assim se fez história!
M.A.

1 comentário:

Quica disse...


Quem assistiu deve-se ter divertido, pela situação caricata.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização