Como tudo começou

26/02/13

À MESA OS OLHOS TAMBÉM COMEM




Quantos de nós já ouviram  na vida esta expressão? E, possivelmente também, todos concordamos com ela, não é assim?
Quantos pratos, ainda que simples, da cozinha portuguesa, ganham logo estatuto superior se o bom odor que entra nas narinas dos  comensais é complementado pela boa apresentação dos elementos que entraram na confecção?






Então com as crianças, basta até, por vezes juntar um pouco de beterraba cozida a um puré de batata para, a côr rosa , assim obtida, despertar o apetite mais renitente!
Há anos atrás tive, em casa, uma garotinha, que pediu para ficar a almoçar connosco. A mãe não queria deixar porque, dizia, ela era muito difícil de alimentar, porque nunca tinha apetite. Ajudei a miuda e a mãe acabou por aceder ao pedido e, quando mais tarde a vieram buscar ela disse, entusiasmada, para a mãe :_”Olha, portei-me  bem e até comi mananinha com geleira”.
Quando fiz a “tradução” para a  mãe, esta mostrou-se estupefacta porque, em casa, a miúda recusava-se a comer bananas e o que tanto a  havia entusiasmado  fora afinal  uma banana cortada em rodelas, que sobrepostas e  pintalgadas com geleia de marmelo e ainda  dois smarties  fingindo os olhos, deram uma … cobra improvisada dentro de um  prato.










Bom mas esta conversa veio apenas à laia de intróito para as imagens de uns tantos pratos, tão bonitos  e tão fáceis de fazer que, desconfio que as nossas leitoras ( e porque não leitores?) vão pôr mãos à obra e fazer, pelo menos um deles numa próxima oportunidade. Alguns são mesmo apropriados à gente miúda e acredito que até capazes de serem feitos por eles mesmos, ainda que, com uma ou outra ajudinha de um adulto.
Bom trabalho e bom apetite.

PS. Imagens enviadas por alguém amigo.
M.A.

1 comentário:

Quica disse...



Com a apresentação destes pratos dá gosto sentarmos à mesa,tanta cor e imaginação, estimula o apetite.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização